Nova rota para Guarulhos deve impulsionar número recorde de passageiros no aeroporto regional até dezembro.
Da Redação

A Latam iniciou nesta quarta-feira (3) voos regulares para Bonito, em Mato Grosso do Sul, conectando o destino turístico ao aeroporto de Guarulhos (SP). A maior companhia aérea brasileira vai operar a rota com aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros, sempre às quartas-feiras e sábados. O voo inaugural marcou a entrada da empresa na malha aérea da Capital do Ecoturismo, que já conta com operações da Gol e da Azul.
Segundo a gerência do aeroporto regional, de janeiro a 14 de agosto foram registrados 38.125 passageiros no terminal. Com a nova frequência, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) estima que o número supere 60 mil embarques e desembarques até dezembro, o maior já alcançado em um ano.
O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destacou que a operação simboliza um avanço estratégico. “Estamos inaugurando o voo que faltava para Bonito, em conexão com o principal aeroporto emissor de turismo internacional do país, ou seja, marca uma nova era da conectividade aérea para o nosso destino”, afirmou.

O gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro Nascimento, também participou do ato inaugural e avaliou o impacto da ligação direta. “Essa conexão facilita a entrada de estrangeiros para o destino. A melhoria da logística é fundamental para vendermos o Brasil também como destino internacional de natureza”, disse.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ressaltou a importância da conquista para um município de 25 mil habitantes contar com três companhias aéreas. “Com a Latam, estamos na rota com 90 países conectados com o Brasil, os nossos empresários, as agências, devem fomentar e vender esse voo. Quem ganha é o nosso turismo, a cidade. O sonho foi realizado”, afirmou.
O aeroporto regional passou a ser administrado pelo governo do estado em 2018 e desde então recebeu investimentos para modernização. Entre 2023 e agosto de 2025, foram aplicados R$ 2 milhões em melhorias operacionais e equipamentos. A área atual de 783 m² está em processo de expansão para 1.709,88 m², em um projeto orçado em R$ 13 milhões. Wendling explicou que os avanços fazem parte do programa Decola MS, criado em 2017 para reduzir a alíquota de ICMS sobre o combustível de aviação e estimular a abertura de novos voos comerciais.