Evento será aberto no Dia Mundial do Meio Ambiente com uma das maiores autoridades em ecologia aplicada à agricultura`.
Da Redação

A edição 2025 do Interagro, o principal evento técnico do agronegócio sul-mato-grossense, será aberta oficialmente no próximo dia 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. E o início não poderia ser mais simbólico: a conferência de abertura será conduzida por Evaristo de Miranda, uma das maiores referências brasileiras em ecologia aplicada à agricultura.
O encontro está marcado para acontecer das 9h às 10h, no Espaço Comitiva, sede do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG). Com o tema “O futuro da agropecuária brasileira é sustentável?”, a palestra trará uma reflexão profunda e baseada em dados técnicos sobre os rumos do setor no Brasil.
Com 43 anos de atuação na Embrapa, Evaristo de Miranda acumula uma carreira marcada pela criação e liderança de centros estratégicos, como a Embrapa Territorial, e por uma produção robusta: são mais de 1.400 publicações científicas e técnicas e mais de 50 livros, muitos deles traduzidos para outros idiomas. Mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França, Evaristo desenvolveu pesquisas em regiões semiáridas da África, como o Níger, experiência registrada em sua obra “A Geografia da Pele”.
Além de sua carreira como pesquisador, também foi professor na UFRPE e na USP, membro de diversas sociedades científicas e consultor da ONU durante a Rio-92. É reconhecido não apenas no meio acadêmico, mas também pelo grande público, graças à sua participação em veículos como BandNews, Canal Agro Mais, Terra Viva e colunas em revistas e jornais de grande circulação.
Sua palestra no Interagro 2025 deve abordar os principais desafios ambientais da agropecuária, destacando soluções sustentáveis já em prática no país e reforçando o papel do Brasil como líder global na produção de alimentos com baixo impacto ambiental. Entre os tópicos previstos estão o uso de tecnologias de monitoramento por satélite, práticas conservacionistas e a geopolítica da sustentabilidade.
A escolha de Evaristo de Miranda para abrir o Interagro reforça o compromisso do Sindicato Rural de Campo Grande com o avanço técnico-científico do setor e com a promoção de um debate qualificado sobre os rumos sustentáveis da agropecuária brasileira.
A programação completa do INTERAGRO 2025 e mais informações estão disponíveis no site: srcg.com.br