20/11/2025 18:58

20/11/2025 18:58

Guia socioambiental é lançado no Brasil em sintonia com a COP30

Obra do filósofo, artista e educador Marco Aurélio Querubim será apresentada neste domingo (5), durante a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Goiás.

Da Redação

Uma das oficinas piloto em que o guia foi testado (Foto: Divulgação).

O filósofo, artista e educador brasileiro Marco Aurélio Querubim lança, neste domingo (5), o Guia Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento, em Luziânia (GO), durante a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento é organizado pelo Ministério da Educação, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e antecede os debates da COP30, que será realizada em novembro de 2025, na Amazônia.

A publicação surge em um contexto de urgência ambiental, no qual seis dos nove limites planetários já foram ultrapassados, segundo a ciência, incluindo o equilíbrio climático e a perda da biodiversidade. Unindo arte, ciência, saberes ancestrais e ética, o guia propõe caminhos educativos e culturais para enfrentar a crise climática e reforça que grandes mudanças só acontecem quando as pessoas se reconhecem como protagonistas.

Guia é roteiro eficaz para provocar transformações surpreendentes nas pessoas (Foto: Divulgação).

O lançamento inclui o espetáculo Abraço no Planeta, que abrirá a conferência, e uma oficina vivencial com estudantes de todo o país. O material é estruturado na chamada Tríade do Envolvimento – estética, epistêmica e ética – que conduz da experiência sensível à prática transformadora. “Este guia é fruto de 30 anos de vida dedicados à educação socioambiental, à arte e à mobilização coletiva. Mais do que um material de apoio, é um convite para que cada pessoa se envolva e se encante novamente com a vida”, afirmou Querubim.

A proposta nasce de uma trajetória iniciada em Araguari (MG), onde o educador, ainda jovem, reuniu crianças para cantar. Dessa experiência surgiu a Cia Cultural EMCANTAR, que já impactou mais de um milhão de pessoas e criou a Pedagogia do Encantamento, reconhecida por unir educação, arte e desenvolvimento humano. Durante sua vida, ele também percorreu de bicicleta o equivalente a duas voltas ao redor do planeta, experiência que alimentou suas reflexões sobre como cuidar do mundo a partir do amor e do conhecimento.

O guia já foi testado em oficinas piloto, como em Uberlândia (MG), e mostrou eficácia em provocar transformações pessoais. “Sempre ouço falar que temos que cuidar do planeta, mas hoje compreendi o porquê realmente temos que cuidar do planeta, e compreender que vivemos num ciclo de vida onde somos todos responsáveis uns pelos outros, me fez querer fazer a diferença naquilo que me é possível”, relatou a educadora Cristina Moraes, da rede pública.

Suzana M. Padua, doutora em sustentabilidade, cofundadora e presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas e professora da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, reforçou a relevância da proposta. “Trata-se de um roteiro eficaz ao suscitar transformações surpreendentes nos participantes, não por meio de culpa ou medo, mas ao aflorar a beleza existente nas pessoas e na natureza”, destacou.

O guia está disponível para download gratuito no site www.emcantar.org/guia-parte-da-gente. Após a conferência, a Cia Cultural EMCANTAR segue em turnê, com apresentações em Araxá, no dia 12 de outubro, e em Goiânia, no dia 17.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress