O Grupo Acaba recebeu uma “Moção de Homenagem da UEMS” (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) durante o Pantanal Tech 2025.
O fato ocorreu durante o encerramento do evento, nessa segunda-feira (30), se tornando um dos momentos mais marcantes.

O Grupo Acaba é reconhecido por sua trajetória de mais de 40 anos de valorização da cultura pantaneira por meio da música, da poesia e da militância artística em defesa do meio ambiente e dos povos tradicionais da região.
“Parabéns à UEMS – na atuação do Reitor Prof Dr Laercio Alves de Carvalho. Pantanal Tech une Ensino, Pesquisa, Empreendedorismo, Cultura, Turismo e Comunidade!!! Rumo ao PANTANAL TECH 2026 !!!”, postou um dos integrantes, Moacir Lacerda, nas redes sociais, logo após ser agraciado.
Na ocasião, artistas, estudantes e representantes da sociedade civil estavam presentes. Durante o discurso, o reitor Laércio Alves destacou a importância do Grupo, como referência na construção de uma consciência ambiental e cultural voltada à preservação do bioma Pantanal:
“Essa Moção é um gesto de reconhecimento, mas também de gratidão. O trabalho do ACABA nos inspira a continuar promovendo o encontro entre saberes acadêmicos e populares”, ressaltou.
