16/06/2025 13:18

Geração X lidera práticas de consumo consciente no Brasil, aponta estudo

Perfil “Consciente” é o terceiro mais comum entre os brasileiros; 1 em cada 5 consumidores quer ampliar hábitos sustentáveis nos próximos anos.

Da Redação

Nascidos entre 1965 e 1980, os brasileiros da Geração X estão à frente quando o assunto é consumo consciente. Um estudo realizado pela Serasa Experian mostra que esse grupo é o que mais adota práticas sustentáveis no dia a dia — como reduzir o consumo, optar por produtos de qualidade e usar sacolas reutilizáveis. Em oito das nove ações sustentáveis analisadas, a Geração X superou a média nacional, liderando em seis delas.

Apenas 2,4% dos entrevistados dessa geração afirmam não adotar nenhuma das práticas listadas. Apesar da forte adesão, o perfil de consumo mais identificado por esse grupo ainda é o experiencial (20,7%), seguido do tradicional (19%). O perfil consciente, embora presente, aparece um pouco atrás, com 17,7%.

Apenas 3% dos brasileiros não adotam práticas sustentáveis
Em todo o país, o consumo consciente já faz parte da rotina da maioria: apenas 3% dos entrevistados dizem não seguir nenhuma prática sustentável. A tendência é de crescimento — 20% dos brasileiros pretendem ampliar o consumo de produtos sustentáveis nos próximos anos.

Os três perfis de consumo mais mencionados no estudo são:

  • Experiencial: 20,1%
  • Tradicional: 17,5%
  • Consciente: 17%

Esse movimento de mudança também se reflete na postura dos consumidores diante das marcas. 14% deixariam de comprar de empresas que desrespeitam os direitos do consumidor, 12% em casos de desonestidade, 7% por maus-tratos a funcionários e 6% por impactos ambientais negativos.

“O consumidor de hoje não escolhe apenas produtos, ele escolhe propósitos. Em um cenário onde o consumo consciente ganha protagonismo, as marcas que desejam se manter relevantes precisam mais do que vender: precisam entender quem está do outro lado”, afirma Isabela Torres, diretora de Marketing Services da Serasa Experian.
“Reconhecer o perfil do seu público e se conectar com seus valores é o primeiro passo para construir relações duradouras, gerar impacto positivo e ocupar um espaço legítimo na vida das pessoas”, completa.

Sul lidera entre as regiões; Nordeste tem maior identificação com o perfil consciente
No recorte regional, a Região Sul aparece com o maior nível de engajamento em práticas sustentáveis. Na ação “consumir menos e escolher produtos de qualidade”, por exemplo, 48,3% dos entrevistados da região declararam adotar esse hábito — dez pontos percentuais acima da média nacional.

Outros dados regionais incluem:

  • Sudeste: destaque para a escolha de marcas com práticas sustentáveis comprovadas (17,1%);
  • Centro-Oeste: menor índice nessa mesma categoria (11,3%);
  • Nordeste: menor adesão à compra de roupas em brechós (11%), mas maior identificação com o perfil consciente (21%).

Estilo de vida acompanha mudança de mentalidade

A pesquisa também aponta transformações no comportamento do consumidor. Entre os entrevistados:

  • 39% estão mais focados em economizar e evitar desperdícios;
  • 33% priorizam cuidados com a saúde e bem-estar.

O estudo reforça que a sustentabilidade, antes vista como diferencial, agora é parte da decisão de compra — e tende a ganhar ainda mais relevância no futuro próximo.

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