08/07/2025 17:27

Fórum COP30 em Bonito discute clima, desenvolvimento e negócios

Evento que antecipa os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para o segundo semestre, em Belém (PA).

Da Redação

Bonito vai sediar evento Forum COP30 (Foto: Divulgação)

Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do país, vai se transformar, no próximo dia 30 de maio, no centro das discussões sobre clima, desenvolvimento sustentável e negócios no Brasil. A cidade sul-mato-grossense recebe o Fórum LIDE – COP 30, evento que antecipa os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para o segundo semestre, em Belém (PA).

A iniciativa, promovida pela Fiems, Governo de Mato Grosso do Sul e LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), vai reunir mais de cem lideranças empresariais, autoridades e especialistas no Hotel Zagaia, das 8h30 às 17h30.

Entre os destaques do encontro estão nomes de peso como Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP 30 e representante do setor privado na Conferência da ONU, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU.

Três grandes painéis na programação

A programação do Fórum será composta por três painéis temáticos, que vão nortear os principais desafios e oportunidades da agenda verde no Brasil.

A abertura, às 9h, contará com falas de Michel Temer, ex-presidente da República; Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul; João Doria, co-chairman do LIDE; e Sérgio Longen, presidente da Fiems.

Logo depois, das 10h às 11h30, o primeiro painel aborda o tema “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade: um equilíbrio sustentável”. O debate reúne nomes como Dan Ioschpe (presidente do Conselho da Iochpe-Maxion e vice-presidente da FIESP), Henrique Meirelles (ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central), Izabella Teixeira, Tarcila Ursini (presidente da Climate Governance Initiative Brasil), Marcelo Thomé (presidente da Federação das Indústrias de Rondônia e vice-presidente da CNI), Virgilio Viana (superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável) e José Carlos da Fonseca (presidente da Empapel e diretor do Instituto Brasileiro de Árvores).

Das 11h30 às 13h, o segundo painel traz o tema “Oportunidades, negócios e a economia sustentável”, destacando as novas fronteiras do empreendedorismo verde e modelos de negócios voltados à sustentabilidade. Participam Alexandre Bossi (presidente da SOS Pantanal), André De Angelo (diretor-País da Acciona no Brasil), Robson Del Casale (diretor de Sustentabilidade do Sistema FIEMS), Ângelo Rabelo (presidente do Instituto Homem Pantaneiro), Guilherme Paulus (chairman da GJP), Sabrina de Branco (vice-presidente global de Sustentabilidade da Paper Excellence) e Viviane Mansi (diretora da Diageo Brasil).

À tarde, das 15h às 16h30, o terceiro e último painel discute “A contribuição da agroindústria para a sustentabilidade”. A proposta é abordar práticas sustentáveis, segurança alimentar, inovação, uso racional dos recursos naturais e modelos produtivos regenerativos. Estão confirmados Jaime Verruck (secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul), Francisco Matturro (ex-secretário de Agricultura de São Paulo), Grazielle Parenti (vice-presidente de Sustentabilidade da Syngenta), Marina Das Bianca Negrisoli (diretora de Sustentabilidade da Suzano), Guilherme Penin (vice-presidente da Cosan) e Bruno Serapião (CEO da Atvos Brasil).

Bonito no centro da nova economia verde A escolha de Bonito como sede do Fórum não é por acaso. Referência internacional em ecoturismo, a cidade simboliza o equilíbrio possível entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Em um estado que cresce impulsionado por políticas de atração de investimentos sustentáveis, o evento se consolida como um espaço estratégico de articulação, visibilidade e influência nas discussões que moldam o futuro climático do Brasil.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress