Evento que antecipa os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para o segundo semestre, em Belém (PA).
Da Redação

Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo do país, vai se transformar, no próximo dia 30 de maio, no centro das discussões sobre clima, desenvolvimento sustentável e negócios no Brasil. A cidade sul-mato-grossense recebe o Fórum LIDE – COP 30, evento que antecipa os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para o segundo semestre, em Belém (PA).
A iniciativa, promovida pela Fiems, Governo de Mato Grosso do Sul e LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), vai reunir mais de cem lideranças empresariais, autoridades e especialistas no Hotel Zagaia, das 8h30 às 17h30.
Entre os destaques do encontro estão nomes de peso como Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP 30 e representante do setor privado na Conferência da ONU, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU.
Três grandes painéis na programação
A programação do Fórum será composta por três painéis temáticos, que vão nortear os principais desafios e oportunidades da agenda verde no Brasil.
A abertura, às 9h, contará com falas de Michel Temer, ex-presidente da República; Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul; João Doria, co-chairman do LIDE; e Sérgio Longen, presidente da Fiems.
Logo depois, das 10h às 11h30, o primeiro painel aborda o tema “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade: um equilíbrio sustentável”. O debate reúne nomes como Dan Ioschpe (presidente do Conselho da Iochpe-Maxion e vice-presidente da FIESP), Henrique Meirelles (ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central), Izabella Teixeira, Tarcila Ursini (presidente da Climate Governance Initiative Brasil), Marcelo Thomé (presidente da Federação das Indústrias de Rondônia e vice-presidente da CNI), Virgilio Viana (superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável) e José Carlos da Fonseca (presidente da Empapel e diretor do Instituto Brasileiro de Árvores).
Das 11h30 às 13h, o segundo painel traz o tema “Oportunidades, negócios e a economia sustentável”, destacando as novas fronteiras do empreendedorismo verde e modelos de negócios voltados à sustentabilidade. Participam Alexandre Bossi (presidente da SOS Pantanal), André De Angelo (diretor-País da Acciona no Brasil), Robson Del Casale (diretor de Sustentabilidade do Sistema FIEMS), Ângelo Rabelo (presidente do Instituto Homem Pantaneiro), Guilherme Paulus (chairman da GJP), Sabrina de Branco (vice-presidente global de Sustentabilidade da Paper Excellence) e Viviane Mansi (diretora da Diageo Brasil).
À tarde, das 15h às 16h30, o terceiro e último painel discute “A contribuição da agroindústria para a sustentabilidade”. A proposta é abordar práticas sustentáveis, segurança alimentar, inovação, uso racional dos recursos naturais e modelos produtivos regenerativos. Estão confirmados Jaime Verruck (secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul), Francisco Matturro (ex-secretário de Agricultura de São Paulo), Grazielle Parenti (vice-presidente de Sustentabilidade da Syngenta), Marina Das Bianca Negrisoli (diretora de Sustentabilidade da Suzano), Guilherme Penin (vice-presidente da Cosan) e Bruno Serapião (CEO da Atvos Brasil).
Bonito no centro da nova economia verde A escolha de Bonito como sede do Fórum não é por acaso. Referência internacional em ecoturismo, a cidade simboliza o equilíbrio possível entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Em um estado que cresce impulsionado por políticas de atração de investimentos sustentáveis, o evento se consolida como um espaço estratégico de articulação, visibilidade e influência nas discussões que moldam o futuro climático do Brasil.