Os dois temas foram pauta da reunião desta sexta-feira (23) entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o governador Eduardo Riedel.
Da Redação

O Fórum Lide – COP 30, que será realizado no próximo dia 30 em Bonito, e uma missão empresarial para quatro países da Ásia, prevista para agosto, estão no centro da estratégia conjunta definida entre a Fiems e o Governo de Mato Grosso do Sul para impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a internacionalização da economia sul-mato-grossense.
Os dois temas foram pauta da reunião desta sexta-feira (23) entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o governador Eduardo Riedel. A proposta é alinhar ações que posicionem Mato Grosso do Sul como protagonista tanto nos debates sobre sustentabilidade e transição energética, quanto na ampliação de negócios no cenário internacional.
O Fórum Lide – COP 30, que ocorre em Bonito, servirá como uma prévia dos temas que estarão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro, em Belém (PA). O evento deve reunir mais de 100 empresários, autoridades e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades da nova economia verde, da descarbonização e dos mercados sustentáveis.
Entre os confirmados estão Dan Ioschpe, campeão de Alto Nível da COP 30 e representante do setor privado global nas negociações climáticas da ONU; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU; o ex-presidente Michel Temer; o ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Fernando Meirelles, e o ex-governador de São Paulo João Doria.
Na mesma estratégia de internacionalização, a Missão Empresarial Ásia, programada para agosto, levará empresários, lideranças do LIDE e representantes do governo estadual a quatro importantes mercados: Japão, Emirados Árabes Unidos, Índia e Singapura. O objetivo é fortalecer relações comerciais, abrir novas frentes de investimento e buscar parcerias que acelerem o crescimento econômico sustentável de Mato Grosso do Sul.
Participaram da reunião, além de Longen e Riedel, o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior; o secretário de Governo, Rodrigo Perez; o diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale; o diretor de Relações Internacionais, Aurélio Rocha, e a gerente de Comunicação e Marketing, Ana Paula Dantas.