Evento literário de Bonito, que chega à 9ª edição, será realizado de 17 a 21 de setembro e reunirá autores, editoras, oficinas, apresentações culturais e réplica da casa da escritora homenageada.
Da Redação

O lançamento da 9ª Feira Literária de Bonito – FLIB 2025 ocorreu nesta sexta-feira (8), no Doce Lembrança, em Campo Grande. Segundo o coordenador do evento, Carlos Porto, a edição deste ano terá como tema “Literatura: a autoria, a arte e a vida!” e será realizada de 17 a 21 de setembro, na praça da Liberdade, em Bonito.
De acordo com Porto, a homenageada desta edição será a escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo” e reconhecida por retratar, a partir de sua vivência como catadora de papel, a realidade das periferias. Uma das atrações será a réplica do barraco onde ela viveu, construída por estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
“Essa é uma das experiências mais marcantes que vamos oferecer, pois aproxima o público da história e da obra da autora”, destacou.A programação contará com a participação de autores locais, regionais e nacionais, além de editoras, lançamentos de livros, palestras, oficinas, apresentações teatrais, música, contação de histórias e o espaço “Dedo de Prosa”, no qual escritores falam sobre o processo de criação de suas obras.

O coordenador informou que mais de 3 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas participarão de atividades pedagógicas e concursos literários, que incluem a publicação de um livro com textos produzidos pelos alunos. A expectativa é receber mais de 10 mil visitantes durante os cinco dias de evento.
Porto reforça que todas as atividades da FLIB têm acesso gratuito e buscam incentivar o hábito da leitura e o contato com a produção literária.