Encontro discutiu parcerias comerciais, integração logística e ampliações no corredor bioceânico.
Da Redação

A Fiems recebeu nesta segunda-feira (17/11) uma comitiva de empresários da Bolívia para discutir oportunidades de negócios entre o país vizinho e Mato Grosso do Sul. O encontro, realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, contou com a presença de representantes da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Bolívia, a Cainco, e da empresa Empacar S.A., sediada em Santa Cruz de La Sierra e atuante em diversos segmentos econômicos. A reunião, conforme avaliação da federação, fortaleceu o diálogo comercial entre as duas regiões.
O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, destacou que a visita representa um passo importante para aproximar o setor produtivo dos dois países. “Recebemos a comitiva da Empacar, que vem a Mato Grosso do Sul em busca de oportunidades, e nada mais natural do que passar pela Federação das Indústrias, que pode apoiar na entrada desses grupos no Brasil, olhando as oportunidades aqui presentes. Marcamos de, no final de janeiro, com o presidente Sergio Longen, fazermos uma visita ao presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, e esperamos que o Brasil e Mato Grosso do Sul sejam grandes parceiros da Bolívia nessa nova fase que o país vizinho deve entrar com o novo governo”, afirmou o vice-presidente.
O CEO da Empacar S.A., Carlos Limpias Elio, agradeceu pela recepção e ressaltou que a integração comercial entre Mato Grosso do Sul e a Bolívia pode avançar significativamente. “Somos um grupo econômico com atuação em indústrias, finanças, comunicação, energia, varejo e reciclagem. Acreditamos que Mato Grosso do Sul tem muitas oportunidades de negócio com a Bolívia e podemos fortalecer muito mais esse comércio. Também buscamos fortalecer a estrutura atual de rodovias entre Brasil, Bolívia e Chile para apoiar o corredor bioceânico e a conexão das indústrias do Mato Grosso do Sul, diretamente para os portos do Chile, através das rodovias e da infraestrutura da Bolívia”, explicou ele.
Após a reunião com Crosara Júnior, a comitiva visitou as instalações do Senai e da Escola Sesi para conhecer a metodologia de ensino integrada às demandas do setor industrial. Segundo a Fiems, a apresentação buscou demonstrar como a formação profissional oferecida pelo Sistema Indústria pode contribuir para a expansão das parcerias e para o fortalecimento do intercâmbio econômico entre as duas regiões.





