Com cinco dias de shows, oficinas e atividades culturais, evento consolidou Bonito como um dos maiores polos culturais e turísticos do Centro-Oeste.
Da Redação

O Festival de Inverno de Bonito 2025 atraiu cerca de 120 mil pessoas entre os dias 20 e 24 de agosto, movimentando R$ 23,22 milhões na economia local e consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do Centro-Oeste. A cada dia, cerca de 24 mil pessoas circularam pelos espaços da cidade entre apresentações artísticas, oficinas, feiras e atividades interativas.
Com o tema “Bonito Flui”, a edição deste ano reuniu nomes consagrados da música brasileira como Elba Ramalho, Maestro Spok, Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e Guilherme & Santiago. A programação também contou com oficinas de capoeira, literatura, dança, moda, cultura geek, artes visuais e teatro, além de atrações voltadas ao público infantil e ações de sustentabilidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o festival registrou taxa de ocupação total da rede hoteleira, com mais de 100 estabelecimentos lotados. A permanência média dos turistas foi de três dias, com gasto diário de R$ 387 por pessoa. Restaurantes tiveram aumento de até 80% nas vendas e o comércio, até 70%.
Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o evento reflete a política pública de desenvolvimento regional. “Mais do que um evento cultural, o FIB é uma política pública que promove desenvolvimento regional, gera renda e inclusão. Ele se conecta com os quatro pilares que guiam Mato Grosso do Sul: um Estado próspero, verde, digital e inclusivo”, afirmou.
O presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, destacou a mobilização coletiva que sustenta o evento. “Este festival é construído a muitas mãos: artistas, servidores, empreendedores, comunidade. É uma grande engrenagem que mostra como a cultura gera impacto real”, disse.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, reforçou o papel estratégico do festival para a cidade. “O Festival coloca Bonito em evidência no Brasil inteiro. Mostra nossas belezas, movimenta a economia e dá oportunidade para a população viver experiências culturais inesquecíveis”, declarou.
Moradores e turistas também celebraram a experiência. Maria Antônia da Silva, comerciante local, teve as vendas dobradas em sua loja de artesanato. “O Festival muda tudo. Além do movimento, traz alegria e orgulho de morar aqui”, contou. Já o turista Carlos Henrique Souza, de Goiânia, participou pela primeira vez. “Assisti a Titãs e Samuel Rosa de graça na praça. Esse acesso à cultura, misturado com as belezas naturais, é algo único”, afirmou.
O Festival também reforçou o compromisso com a acessibilidade e sustentabilidade, com mais de 25 ações com intérpretes de Libras, participação de artistas com deficiência, iniciativas de Lixo Zero e Carbono Neutro, além do passaporte cultural, que incentivou visitas aos pontos históricos da cidade.