18/09/2025 16:52

18/09/2025 16:52

Energia solar por assinatura impulsiona economia de pequenas e médias empresas em MS

Sem necessidade de obras ou compra de equipamentos, modelo da (re)energisa permite economia de até 25% na conta de luz, ampliando competitividade de negócios locais.

Da Redação

Usina Capim Branco, em Minas Gerais, é uma das unidades produtoras da (re)energisa (Foto: (re)energisa/Divulgação).

Pequenas e médias empresas de Mato Grosso do Sul estão reduzindo custos e ganhando competitividade com o modelo de assinatura solar da (re)energisa, marca do Grupo Energisa. A solução permite economia de até 25% na conta de luz, sem a necessidade de obras ou aquisição de painéis, e já é adotada por negócios como padarias, consultórios, supermercados e farmácias no interior do estado.

Segundo Camila Schoti, diretora comercial, de marketing e growth da (re)energisa, o modelo democratiza o acesso à energia limpa. “Agora, pequenos empresários também podem reduzir seus custos de energia sem a necessidade de investimentos iniciais, terrenos ou telhados”, afirmou. Toda a energia gerada nas usinas solares da marca é injetada na rede da Energisa MS e revertida em créditos para os assinantes.

A adesão acompanha o crescimento nacional das fontes renováveis. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 84,48% da matriz elétrica do país já é composta por fontes limpas. No estado, esse índice chega a 94,1%, consolidando Mato Grosso do Sul como um dos líderes da transição energética no Brasil.

O cenário empresarial reforça esse movimento. Apenas em agosto de 2025, a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou 1.074 novas empresas, o maior número mensal da série histórica. No acumulado do ano, já são 9.190 novas aberturas, com destaque para os setores de comércio e serviços, que buscam previsibilidade de custos operacionais.

Para atender essa demanda, a (re)energisa opera 17 usinas solares no estado, totalizando 82,44 megawatts (MW) de potência instalada. Com isso, Mato Grosso do Sul se tornou o terceiro maior polo de fazendas solares do Grupo Energisa. “Nosso modelo democratiza o acesso à energia limpa, com adesão simples e sem necessidade de investimento inicial”, reforçou Camila.

Além da assinatura solar, o portfólio da (re)energisa inclui soluções em eficiência energética, gestão de consumo e acesso ao mercado livre de energia. A empresa integra o ecossistema de soluções do Grupo Energisa, que tem 120 anos de atuação no setor elétrico nacional, com presença em geração, distribuição, transmissão e serviços financeiros por meio da fintech Voltz.

Legenda da imagem: Modelo de assinatura solar da (re)energisa atende negócios no interior do estado, como padarias, consultórios e supermercados.(Foto: (re)energisa/Divulgação).

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress