18/09/2025 22:50

18/09/2025 22:50

Empresárias sul-mato-grossenses embarcam ao Paraguai em nova missão internacional organizada pelo Sebrae/MS

Delegação participa de rodada de negócios e visitas técnicas em cidades estratégicas da Rota Bioceânica.

Da Redação

Empresárias participam de treinamento na sede do Sebrae/MS em campo grande que simula rodada de negócios internacional (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

Dez empreendedoras de Mato Grosso do Sul embarcaram nesta terça-feira (2) para o Paraguai em missão internacional organizada pelo SEBRAE/MS. A iniciativa tem como objetivo inserir empresárias de diferentes setores no cenário internacional, por meio da aproximação com o mercado paraguaio e da integração à Rota Bioceânica, corredor rodoviário que ligará o Brasil ao Chile, passando também por Paraguai e Argentina.

Com retorno previsto para o final desta semana, no dia 12, a delegação segue para as cidades de Assunção e Ciudad del Este, onde participa de agendas institucionais, visitas técnicas a plantas industriais e estabelecimentos comerciais, além de rodadas de negócios com compradores locais interessados em produtos e serviços brasileiros. O grupo é formado por empresárias dos segmentos de alimentação, educação, vestuário, beleza, artesanato e serviços advocatícios.

Segundo a diretora-técnica do SEBRAE/MS, Sandra Amarilha, a escolha pelo Paraguai está alinhada à estratégia da instituição de apoiar pequenos negócios na exploração de oportunidades que surgem com a Rota Bioceânica. “É uma experiência transformadora. As empresárias saem do ambiente conhecido para mostrar seus produtos, entender hábitos de consumo e criar oportunidades. Nosso objetivo é que as mulheres de negócios de Mato Grosso do Sul dominem a Rota Bioceânica e explorem ao máximo o potencial dessa integração”, afirmou ela.

A preparação para a missão incluiu a Jornada Global, etapa do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que capacitou as participantes com conteúdos voltados à exportação, precificação, negociação e diversidade cultural. Uma simulação de rodada de negócios foi realizada no dia 19 de agosto na sede do SEBRAE/MS, em campo grande.

De acordo com a consultora de negócios internacionais do SEBRAE/MS, Andrea Afif, a capacitação aumentou a segurança das empresárias para atuar no mercado exterior. “Esse treinamento prepara as empresárias para negociar em diferentes contextos, especialmente no mercado internacional. Muitas vezes elas se sentem inseguras, pois esse ambiente foi historicamente masculinizado. O exercício ajuda a compreender a dinâmica da negociação e a fortalecer a postura delas diante de compradores estrangeiros”, explicou.

A Jornada Global foi lançada em 2024 como projeto-piloto de internacionalização e, naquele ano, levou uma delegação feminina ao Chile, na primeira missão internacional exclusiva para mulheres organizada pelo SEBRAE/MS. A iniciativa resultou em mais de R$ 880 mil em prospecções de negócios. Segundo a gestora do Sebrae Delas, Vânia Bispo Torraca, todas as participantes conseguiram efetivar negociações. “A missão superou as expectativas das participantes em relação à receptividade, programação de alto impacto, organização e resultados significativos na rodada de negócios”, afirmou ela.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress