Inscrições para o Programa Semear seguem até 14 de agosto e contemplam áreas de Engenharia Florestal, Agronômica e Mecânica.
Da Redação

A Eldorado Brasil Celulose está com inscrições abertas até 14 de agosto para a quarta edição do Programa Semear, voltado para engenheiros recém-formados que desejam iniciar a carreira em uma das maiores empresas do setor de celulose do país. As vagas são destinadas a profissionais das áreas de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Engenharia Mecânica.
Com duração de 12 meses, o programa oferece formação prática e técnica para atuação como Analista de Operações Florestais ou Analista de Manutenção, conforme a área de formação. Durante o período, os participantes seguem uma trilha de capacitação que inclui desenvolvimento de competências de liderança, vivência em campo e acompanhamento técnico. Ao final, apresentam um projeto de conclusão com sugestões de melhorias, que, junto ao desempenho geral, é um dos critérios para efetivação em cargos de supervisão.
Os candidatos devem ter formação recente nas áreas contempladas, domínio do pacote Office, inglês intermediário, carteira de habilitação categoria B e disponibilidade para residir nas regiões onde a empresa atua, todas localizadas em Mato Grosso do Sul.

Criado para atrair e formar novos talentos, o Programa Semear já impulsionou a carreira de diversos profissionais. A engenheira florestal Nadine Luiza de Aquino Costa, participante da edição anterior, assumiu recentemente a supervisão de Operações Florestais na companhia.
“O Semear reúne a bagagem teórica que já trazemos da formação com a prática e a experiência em campo, formando profissionais muito mais qualificados e preparados para os desafios da área florestal. As visitas técnicas, as conversas com outros líderes e o acompanhamento no dia a dia foram fundamentais nesse processo, porque nos inclui na rotina da função e traz um sentimento de pertencimento e responsabilidade, tornando a transição para a liderança muito mais fluida e natural”, conta Nadine
Já o engenheiro agrônomo Almir Mottin, após trajetória interna desde 2019, concluiu o programa em 2025 e também foi promovido a supervisor.

“Todos os dias nos deparamos com diferentes desafios em campo, desde questões operacionais, até gestão de equipes. Mas o que marca realmente é quando recebemos uma operação nova para iniciar ou gerir. É nesse momento que colocamos em prática tudo o que estamos aprendendo e, isso, sem dúvida, é um grande desafio, mas o diferencial é que você tem o suporte de uma equipe com conhecimento e disposição par ensinar”, afirma.
A iniciativa reforça o compromisso da Eldorado Brasil com a valorização de talentos internos e a formação de lideranças técnicas com foco em inovação, responsabilidade e eficiência operacional.
Mais informações sobre o processo seletivo e inscrições podem ser acessadas pelos links abaixo: