08/07/2025 08:09

Donas do Negócio: Programa de apoio ao empreendedorismo feminino ganha nova ferramenta de capacitação

O Capacita +, com 16 módulos de aprendizagem e conteúdo exclusivo para as participantes foi lançado em Campo Grande, pelos influencers Theodoro e Carol Reis.

Anderson Viegas

Nova ferramenta do Donas do Negócio foi lança nesta terça (3), em Campo Grande (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

O Programa Donas do Negócio, uma iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino, implementado pelo Sicredi MS/TO e Oeste da Bahia em parceria com a International Finance Corporation (IFC) — a agência do Banco Mundial voltada para o desenvolvimento do setor privado em países emergentes — ganhou, nesta terça-feira (4), um reforço. O Capacita +, com 16 módulos de aprendizagem e conteúdo exclusivo para as participantes, foi lançado em Campo Grande.

Em 2025, o programa completa três anos. “Em 2021 o Sicredi nos procurou [IFC] para desenvolver essa iniciativa de inclusão financeira das mulheres empreendedoras. Nós já tínhamos outras parcerias com eles, e a cooperativa veio falar conosco. Foi uma inspiração do próprio Luiz Guilherme, que é diretor da cooperativa, porque a esposa dele é empreendedora. E foi assim que o programa nasceu, em 2022. Ele foi lançado aqui”, explica Amanda Franco, consultora de projetos para instituições financeiras na IFC.

Ela comenta que o Sicredi MS/TO e Oeste da Bahia já realizava com excelência o trabalho tradicional de instituição de crédito cooperativo, oferecendo produtos e serviços financeiros para as empreendedoras, mas que essa atuação poderia ser ampliada. “Entendemos que poderíamos ir além, criar soluções de capacitação, trazer informação para elas, trazer conexão, porque isso também é um desafio das empreendedoras brasileiras — não terem muitas conexões dentro do empreendedorismo, que é o que possibilita o crescimento. Porque é trocando experiências que aprendemos, que fazemos negócios. Então, queríamos trazer um programa que oferecesse tudo isso, junto com os produtos e serviços financeiros que a cooperativa já realizava. E hoje, já são cerca de 4,5 mil atendidas.”

Para 2025, a assessora do Donas do Negócio, Jô Castro, aponta que o Sicredi decidiu olhar para a base de associadas e entender o perfil de cada uma das participantes do programa desde o início. “Nós constatamos que muitas delas cresceram e a gente então chegou a um número surpreendente: 10% da nossa carteira, ou seja, mais de 450 associadas, deixaram de ser MEI, ME e hoje todas estão aí, com suas megaempresas, pequenas empresas, o que, para nós, é motivo de muito orgulho e uma resposta de que estamos no caminho certo.”

A partir dessa perspectiva, foi desenvolvida uma nova etapa do programa, o Capacita +. “É uma trilha de capacitação voltada para essas mulheres empreendedoras. Essa entrega foi pensada para mulheres que fazem muitas coisas em seu dia a dia, algo que vai ao encontro da rotina delas e que se encaixa em uma hora do dia. Ela serve para outras pessoas também, outros associados empreendedores.”

Segundo a cooperativa, o acesso ao conteúdo é muito simples. Basta a associada entrar com o CPF e sua senha no portal da instituição, que já será direcionada para os pilares do Donas do Negócio, onde encontrará os conteúdos práticos em formato de videoaulas.

Para marcar o lançamento da nova ferramenta do programa, o evento contou com um talk show com dois dos principais influencers da atualidade, Theodoro e Carol Reis.

Talk show com dois dos principais influencers da atualidade, Theodoro e Carol Reis (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

Esbanjando carisma e bom humor — marcas registradas do conteúdo que produz para as redes sociais e que lhe asseguraram a conquista de mais de 5,5 milhões de seguidores, além de reconhecimento internacional, sendo destaque da Revista Forbes em março deste ano — ele contou como aproveitou o hiato provocado pela pandemia para mudar de chave, deixando uma carreira de sucesso no varejo para apostar na produção de conteúdo para a internet.

“Foram 10 anos que tive experiência como vendedor e aprendi, entendendo o comportamento, as oportunidades. Inclusive, criei uma palestra relacionada a isso, e foi no momento da pandemia. Tive a transição de carreira em um momento difícil, trancado dentro de casa, e aí começaram as sacadas, sempre percebendo o universo feminino. E hoje, 90% dos meus 5,5 milhões de seguidores são mulheres”, completou, dizendo que em 2025 completa cinco anos de trabalho no meio digital e que se surpreende com o alcance do seu trabalho.

Influencer Theodoro (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

Theodoro também deixou uma dica preciosa sobre o uso das ferramentas digitais e das redes sociais para as empreendedoras presentes no evento. “Hoje a forma de se comunicar é muito mais rápida. Basta você olhar apenas na sua mão [em referência ao celular]. Só que você precisa ter estratégia para fazer isso. Na oportunidade que o seu produto tem por meio do digital, pelo boca a boca ali na região, porque é por ali que você tem de começar. Vocês têm de olhar para o negócio com outros olhos. Começar a se olhar como um empresário de outro lugar — esse é um exercício que precisam fazer para entender o lugar que querem chegar com as marcas de vocês.”

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress