18/09/2025 21:17

18/09/2025 21:17

Diretor do portal Made in MS é finalista do Troféu Seriema, o Oscar da Sustentabilidade

Reconhecimento nacional celebra reportagem de Anderson Viegas sobre recuperação da Bacia do Guariroba, destacando o papel do jornalismo na promoção da sustentabilidade e preservação ambiental.

Da Redação

Jornalista, escritor e empresário Anderson Viegas (Foto: Anderson Viegas/Arquivo Pessoal).

O jornalista, escritor e empresário Anderson Viegas, diretor executivo do portal Made in MS, é finalista do Troféu Seriema, considerado o “Oscar da Sustentabilidade” no Brasil, na categoria Imprensa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). Veja matéria aqui!

Consolidado como um dos mais importantes prêmios ambientais do país, o Troféu Seriema é promovido pelo CREA-GO, com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Mútua. O objetivo é valorizar iniciativas de pessoas e instituições que promovem a sustentabilidade e a conscientização ambiental.

As modalidades da premiação são: Biodiversidade, Elementos Naturais, Gestão Empresarial para os ODS, Imprensa, Inovação, Produção Acadêmica e Sociedade Sustentável.Viegas é finalista com a matéria “Bacia do Guariroba supera a degradação e se torna exemplo de conservação e produção sustentável”, publicada em novembro de 2023 no portal g1 MS, quando atuava como editor-chefe do site.

A reportagem destaca uma iniciativa concreta de sustentabilidade ambiental. Ao retratar a recuperação da principal bacia hidrográfica que abastece Campo Grande (MS), o jornalista mostrou como ações integradas entre produtores, poder público e instituições transformaram uma área antes degradada em referência nacional em conservação do solo, da água e na produção rural sustentável.

A matéria evidencia práticas como o reflorestamento, o pagamento por serviços ambientais e o manejo adequado do solo, demonstrando que é possível promover equilíbrio entre preservação e produtividade. Com dados, entrevistas e linguagem acessível, o conteúdo reforça o papel do jornalismo na educação ambiental e no engajamento da sociedade.

“Ao contar a história da Bacia do Guariroba, eu quis ir além dos dados. Busquei mostrar que sustentabilidade não é um conceito distante, mas uma prática possível e transformadora, especialmente quando há engajamento, como neste caso, em que produtores, técnicos e comunidade se uniram para recuperar uma área essencial ao abastecimento de água de Campo Grande”, comentou o finalista.

A mesma reportagem foi reconhecida em novembro de 2023 com o Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental.

Segundo o CREA-GO, a edição 2025 do Troféu Seriema bateu recorde de inscrições: foram 271 trabalhos de todo o país, distribuídos entre as diversas categorias. Os vencedores serão anunciados durante a solenidade de premiação no dia 27 de novembro, em Goiânia.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress