Com capacitações “mão na massa” nas áreas de gastronomia, agroindústria e gestão, evento amplia oportunidades para mulheres em Mato Grosso do Sul.
Da Redação

Para muitas mulheres, o primeiro passo para empreender está nas habilidades desenvolvidas no dia a dia, seja na produção de alimentos, no artesanato ou em talentos cultivados ao longo da vida.
Transformar esse conhecimento em negócio exige capacitação. Com esse propósito, o Delas Day, maior evento voltado ao público feminino em Mato Grosso do Sul, realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro oficinas práticas que ampliam as possibilidades de geração de renda e incentivam novos empreendimentos.
A experiência de Rosilda dos Santos Araújo exemplifica o impacto da qualificação. Moradora do assentamento Novo Modelo, em Ribas do Rio Pardo, ela produzia bolos, pães e biscoitos, mas não comercializava os produtos por falta de orientação técnica e noções de gestão. A mudança ocorreu ao participar das oficinas do projeto Geração de Renda no Vale da Celulose, iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Suzano.
Com apoio de uma unidade móvel de Panificação, Rosilda teve acesso a conhecimento técnico e ferramentas para estruturar o negócio. “Sempre gostei de empreender e sempre amei produzir alimentos, mas eu não tinha qualificação. Hoje sei fazer do jeito certo, com as ferramentas certas, usando os ingredientes e as quantidades corretas”, afirma.
Após concluir o curso, ela participou de uma feira realizada na Suzano e comercializou toda a produção. Atualmente, cerca de 70% da renda familiar é proveniente da confeitaria. Segundo Rosilda, a capacitação foi decisiva para garantir sustentabilidade ao negócio, especialmente na definição de preços e controle de custos.
É com o mesmo objetivo de transformar conhecimento em oportunidade que o Delas Day inclui oficinas práticas na programação. A proposta é oferecer aprendizado aplicado aliado a orientações de mercado, aproximando o saber fazer da formalização e expansão de negócios nas áreas de gastronomia, agroindústria, gestão e tecnologia.
Produção de diferentes tipos de queijos será ensinada em oficinas na Queijaria Móvel.
Cronograma de oficinas
No dia 24 de fevereiro, a programação inicia às 14h com oficinas simultâneas. Na Carreta Escola de Gastronomia do Senac, o público poderá participar de seis capacitações até às 20h, abordando temas como smooth proteico, pão de fermentação natural, pipoca funcional, snack saudável à base de grão-de-bico, kombucha e carreteiro poke.
No mesmo horário, a Queijaria Móvel do Sebrae/MS oferece oficina de produção de iogurte e, às 16h30, de queijo fresco. A Hortitruck promove, às 14h, oficina de tomate confit e, às 16h30, técnicas para preparo de bolacha amanteigada à base de baru.
A programação inclui ainda conteúdos voltados à gestão e mercado. As carretas e o ônibus da Fiems realizam, às 14h e às 17h30, oficina de finanças, além de atividades de inclusão digital destinadas ao público 60+, com orientações sobre uso de smartphones e aplicativos de mensagens.
No dia 25 de fevereiro, as atividades também começam às 14h. A Carreta Escola de Gastronomia do Senac oferece oficinas de focaccia artesanal, cogumelo defumado com molho cítrico, matcha lab, pizza row, mocktails e kimchi.
A Queijaria Móvel realiza capacitação em produção de iogurte e, posteriormente, em queijo temperado. A Hortitruck ministra oficina de geleias às 14h e, às 16h30, aborda técnicas de tomate confit.
As unidades da Fiems seguem com conteúdos de gestão e ferramentas digitais, incluindo oficinas de criação de lojas virtuais e catálogos às 14h e às 18h30.
O Delas Day é realizado pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS, Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições públicas e privadas.
Além das oficinas, a programação contempla palestras, painéis e espaços de conexão voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site delasday.com.br.





