19/10/2025 08:56

19/10/2025 08:56

Da Bienal às escolas, “Entrelaço Poético” leva poesia de Carmem Andrade por Campo Grande

Carmem de Andrade (Raquel de Souza/Divulgação)

A autora e poetisa Carmem de Andrade se veste de poesia para levar seus escritos por todos os cantos. Selecionada pelo edital Leia MS com o livro “Entrelaço Poético”, ela participa da Bienal Pantanal amanhã, dia 9, em um encontro de poetas falando sobre inspiração e transpiração na escrita poética, às 15h.

Está presente também todos os dias no stand do Coletivo Tarja Preta e do Mulherio das Letras, dos quais faz parte, conversando com quem chegar.

Carmem é finalista do Prêmio Tuiuiú na categoria Poesia, e o resultado será divulgado no último dia do evento, domingo, 12 de outubro.

Mas a escritora acredita na importância formadora de semear o interesse pela literatura nas novas gerações, por isso, durante o mês de setembro, realizou rodas de conversa em duas escolas estaduais de Campo Grande, Orcírio Thiago de Oliveira, no bairro Jardim Paulista, e Prof. Emygdio Campos Vidal, no bairro Vilas Boas, reunindo mais de 100 adolescentes do Ensino Médio.

O projeto teve apoio da Fundação de Cultura de MS, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Durante as rodas de conversa, Carmem tirou dúvidas dos alunos sobre como funciona o trabalho de um escritor e a publicação de livros, aconselhou quem a procurou para mostrar poemas e textos e incentivou o processo criativo, buscando desmistificar a figura do autor como alguém distante e inacessível.

“Fazer essas rodas de conversa com alunos do Ensino Médio é uma experiência sempre incrível, porque a receptividade deles é muito grande. De início eles ficam um pouco retraídos, mas logo entram no ritmo, e os feedbacks foram muito positivos. Que venham mais projetos de incentivo à leitura e à escrita”, resume a autora.

“É fundamental essa interação entre o estudante e o escritor, até para desmistificar a ideia que o escritor está só fechado em um quarto escrevendo. Vendo o escritor, materializando essa figura, cria-se um vínculo que incentiva a criatividade e desperta um interesse não só pela leitura, mas pela produção escrita”, comentam Thaís Barbosa, professora de Língua Portuguesa, e Mara Pacheco, coordenadora de Linguagens, da escola Orcírio Thiago de Oliveira.

“Eu enquanto educadora fiquei encantada com meus alunos, porque muitos têm essa timidez, essa dificuldade com a leitura, e hoje desabrocharam, quiseram falar, perguntar, declamar”, completa Soraia Aparecida, na escola Prof. Emygdio Campos Vidal.

Carmem de Andrade (Raquel de Souza/Divulgação)

Vanessa Brito, 16 anos, aluna do 3º ano, foi uma das participantes na escola Orcírio Thiago de Oliveira e, ao final, foi sorteada para ganhar um livro da autora.

“Foi um contato mútuo, uma troca muito legal entre a Carmen e a gente, ela tirou dúvidas, e eu fiquei tão feliz pelo livro, porque sou apaixonada por literatura infantil”, afirma. Já Dani Ibrahim, de 17 anos, aproveitou para apresentar um de seus textos para Carmem e recebeu conselhos.

“Foi uma experiência muito boa, porque a gente fica na dúvida, às vezes, sobre o que estamos escrevendo, e é muito bom ter a ajuda de uma pessoa que é mais experiente no assunto e poder entender melhor sobre a literatura no geral”, conta.

Para quem quiser conhecer mais sobre a autora, “Entrelaço Poético” está disponível na 1ª Bienal Pantanal, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, e a programação de amanhã (9), às 15h, no Espaço Integração, da qual Carmem participará é aberta ao público.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress