Formações incluem agropecuária, fruticultura e segurança do trabalho, com início das aulas previsto para fevereiro de 2026.
Da Redação

Estão abertas as inscrições para nove cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS). Ao todo, são 500 vagas distribuídas entre diferentes formações, com destaque para a novidade deste ano: o curso técnico em Segurança do Trabalho, que oferece 90 vagas em Campo Grande, Ivinhema e Maracaju. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro de 2025 pelo portal https://etec.senar.org.br/.
Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e semipresencial. Na forma semipresencial estão disponíveis as áreas de Agronegócio (Anastácio, Campo Grande, Dourados e Maracaju), Agricultura (Chapadão do Sul, Coxim e Sidrolândia), Agropecuária (Coxim), Segurança do Trabalho (Campo Grande, Ivinhema e Maracaju), Fruticultura (Campo Grande), Florestas (Bataguassu) e Zootecnia (Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Costa Rica e Três Lagoas). Já na modalidade presencial, as vagas são para Agropecuária (Campo Grande) e Florestas (Campo Grande e Três Lagoas).
Além dos cursos técnicos, também estão abertas 20 vagas para a Especialização Técnica em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes, ofertada no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande.De acordo com o diretor do Centro de Excelência, Gustavo Cavalca, os cursos do Senar/MS se destacam pelo índice de empregabilidade. “Cerca de 80% dos alunos formados já saem empregados. Em Três Lagoas, por exemplo, a maioria dos estudantes do curso técnico em Florestas são efetivados ainda durante o curso, já que a área está em forte expansão no município”, afirma.
Os resultados aparecem também na experiência dos alunos. Gledson Gimenez, recém-formado no curso técnico em Agropecuária, relata que a formação mudou sua vida profissional. “Quando eu entrei eu não tinha nenhuma esperança de sair empregado, mas aqui o pessoal ajuda quem quer encontrar um estágio. E hoje eu saio prestando serviços diretamente para o Senar”, conta.
Outra egressa, Mirian Maria de Siqueira, formada no mesmo curso, destacou que deixou o litoral paulista para se dedicar ao agro em Mato Grosso do Sul. “O Senar abriu as portas pra mim. Cheguei sem experiência na área e saio formada, atuando profissionalmente. Foi uma mudança de vida.”
As aulas estão previstas para começar no dia 23 de fevereiro de 2026. Mais informações, bem como os editais e polos participantes, estão disponíveis no portal do Senar/MS.