13/10/2025 20:31

13/10/2025 20:31

Cursos técnicos gratuitos do Senar/MS abrem 500 vagas em Mato Grosso do Sul

Formações incluem agropecuária, fruticultura e segurança do trabalho, com início das aulas previsto para fevereiro de 2026.

Da Redação

Cursos técnicos gratuitos do Senar/MS estão com inscrições abertas em Mato Grosso do Sul (Foto: Senar/MS/Divulgação).

Estão abertas as inscrições para nove cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS). Ao todo, são 500 vagas distribuídas entre diferentes formações, com destaque para a novidade deste ano: o curso técnico em Segurança do Trabalho, que oferece 90 vagas em Campo Grande, Ivinhema e Maracaju. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro de 2025 pelo portal https://etec.senar.org.br/.

Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e semipresencial. Na forma semipresencial estão disponíveis as áreas de Agronegócio (Anastácio, Campo Grande, Dourados e Maracaju), Agricultura (Chapadão do Sul, Coxim e Sidrolândia), Agropecuária (Coxim), Segurança do Trabalho (Campo Grande, Ivinhema e Maracaju), Fruticultura (Campo Grande), Florestas (Bataguassu) e Zootecnia (Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Costa Rica e Três Lagoas). Já na modalidade presencial, as vagas são para Agropecuária (Campo Grande) e Florestas (Campo Grande e Três Lagoas).

Além dos cursos técnicos, também estão abertas 20 vagas para a Especialização Técnica em Sistemas de Produção de Animais Ruminantes, ofertada no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande.De acordo com o diretor do Centro de Excelência, Gustavo Cavalca, os cursos do Senar/MS se destacam pelo índice de empregabilidade. “Cerca de 80% dos alunos formados já saem empregados. Em Três Lagoas, por exemplo, a maioria dos estudantes do curso técnico em Florestas são efetivados ainda durante o curso, já que a área está em forte expansão no município”, afirma.

Os resultados aparecem também na experiência dos alunos. Gledson Gimenez, recém-formado no curso técnico em Agropecuária, relata que a formação mudou sua vida profissional. “Quando eu entrei eu não tinha nenhuma esperança de sair empregado, mas aqui o pessoal ajuda quem quer encontrar um estágio. E hoje eu saio prestando serviços diretamente para o Senar”, conta.

Outra egressa, Mirian Maria de Siqueira, formada no mesmo curso, destacou que deixou o litoral paulista para se dedicar ao agro em Mato Grosso do Sul. “O Senar abriu as portas pra mim. Cheguei sem experiência na área e saio formada, atuando profissionalmente. Foi uma mudança de vida.”

As aulas estão previstas para começar no dia 23 de fevereiro de 2026. Mais informações, bem como os editais e polos participantes, estão disponíveis no portal do Senar/MS.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress