11/12/2025 01:23

11/12/2025 01:23

Cultura de MS é tema de obra que valoriza religiosidade e saberes locais

Será lançado nesta quarta-feira (10), a partir das 19h, o livro “Cultura, Religiosidade e Saberes Locais – Volume 6”, que reúne 21 artigos com temas diversos, mas que se relacionam de alguma forma com a cultura de Mato Grosso do Sul, uma forma de entender suas tradições e sua história para valorizar seus patrimônios e saberes locais.

O livro surge a partir de um grupo de pesquisa que no próximo ano completa 19 anos de trabalho, e tem como característica ser diverso e interdisciplinar, reunindo historiadores, engenheiros, arquitetos, pedagogos, designers, advogados, geógrafos, cientistas sociais, entre outros.

“O livro é uma forma que encontramos de levar os resultados das pesquisas até a sociedade e o público em geral, democratizar o acesso, para que o que fazemos não fique restrito aos muros das universidades”, define a professora doutora Maria Augusta de Castilho, líder do grupo.

O evento será realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mas o livro reúne trabalhos de pesquisadores de nível de graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades e de diversas cidades e estados, que têm em comum a participação no grupo de pesquisa que dá nome ao livro.

Entre os temas dos artigos que integram esse volume estão: a valorização do patrimônio cultural, a Festa da Farinha em Anastácio e a Festa do Sereno de Batayporã, os povos originários e a cultura indígena, a religiosidade popular, a participação feminina na Guerra do Paraguai, entre outros.

“A importância do nosso grupo reside, fundamentalmente, na sua capacidade de conectar a teoria acadêmica do desenvolvimento local com a realidade vivida das comunidades. Utilizamos a cultura e a religiosidade como lentes essenciais para entender e propor soluções para os desafios da nossa região”, resume Elaine Paganotti, pesquisadora que faz parte do grupo há mais de 10 anos.

“Nosso foco é a análise aprofundada das dinâmicas sociais e culturais de Mato Grosso do Sul, com um olhar especial para Campo Grande, e como essas dinâmicas influenciam os processos de desenvolvimento local”, detalha Elaine. Na coordenação do grupo, a Profª Drª Maria Augusta de Castilho, que tem mais de seis décadas de magistério e dedicação à pesquisa.

“A professora tem um papel central na transformação de pesquisas individuais em produção científica coletiva de impacto”, completa a pesquisadora. A obra foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), via Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB.

“A importância deste grupo de pesquisa reside no fortalecimento do desenvolvimento científico e na formação de pesquisadores, oferecendo um ambiente cooperativo para a troca de conhecimentos e a ampliação de habilidades”, finaliza Maria Augusta.

Serviço: O lançamento do livro “Cultura, Religiosidade e Saberes Locais – Volume 6”, publicado pela Life Editora, será realizado nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas, no Anfiteatro M (ao lado do Bloco B) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), localizada na Av. Tamandaré, nº 6.000 – Jardim Seminário.

Evento gratuito e aberto ao público.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress