08/07/2025 07:19

Congresso Nacional homenageia os 120 anos do grupo Energisa

Destaque em MS: empresa obtém melhor desempenho no Prêmio ANEEL entre as distribuidoras do Centro-Oeste com mais de 400 mil consumidores.

Da Redação

Homenagem do Congresso Nacional ao grupo Energisa (Divulgação).

O Congresso Nacional realizou nesta terça-feira (27) uma sessão solene em homenagem aos 120 anos do Grupo Energisa, um dos maiores do setor elétrico no país. A cerimônia contou com a presença de parlamentares, autoridades do setor energético e executivos da companhia, que celebraram a trajetória de inovação, crescimento e compromisso com a expansão do acesso à energia no Brasil.

Durante o evento, a Energisa Mato Grosso do Sul foi destaque pelo melhor desempenho no Prêmio ANEEL 2024, entre as distribuidoras com mais de 400 mil consumidores na região Centro-Oeste. O reconhecimento ressalta os avanços obtidos pela empresa em qualidade de serviço e satisfação do cliente.

“O Prêmio leva em conta o desempenho das companhias ao longo do ano. Ser reconhecida como a melhor do Centro-Oeste mostra que a Energisa MS está no rumo certo. O resultado simboliza o reconhecimento ao trabalho de todo o nosso time”, afirmou o diretor-presidente da empresa no estado, Paulo Roberto dos Santos.

Compromisso com o desenvolvimento e sustentabilidade

Ao relembrar a história da empresa, o presidente de honra do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Botelho, destacou as raízes da companhia, fundada no interior de Minas Gerais. “Nosso lema – Trabalho, Competência e Honestidade – nos levou ao crescimento de uma pequena empresa a uma das maiores companhias de energia do Brasil”, afirmou.

O CEO do grupo, Ricardo Botelho, enfatizou o papel dos marcos regulatórios no estímulo a investimentos de longo prazo. “É com base nessa segurança jurídica e regulatória que investimos quase R$ 30 bilhões, apenas entre 2021 e 2025, para garantir que a melhor energia chegue até o nosso cliente, seja nos grandes centros urbanos, zona rural ou áreas isoladas da Amazônia Legal e do Pantanal”, disse.

O bioma Pantanal, aliás, foi lembrado como símbolo da atuação sustentável da empresa. Um dos exemplos citados foi o projeto do ninho artificial de tuiuiú, instalado em Corumbá (MS) após queimadas destruírem o original. Outro destaque foi o Ilumina Pantanal, que em parceria com os governos federal e estadual, já levou energia solar a cerca de 3 mil famílias em comunidades isoladas da região.

“São iniciativas que ficam para sempre em nossa memória. Lembro da emoção de ribeirinhos ao beber água gelada pela primeira vez ou assistir televisão. Coisas simples, mas que transformam vidas”, relatou Paulo Roberto.

Investimentos em MS

Para 2024, a Energisa MS projeta R$ 771 milhões em investimentos para reforçar e modernizar o sistema elétrico do estado. Entre as obras previstas estão a construção de subestações em Japorã e Campo Grande, além da ampliação das subestações de Bodoquena, Ribas do Rio Pardo e Maracaju.

Durante a solenidade, Ricardo Botelho reiterou o compromisso da companhia com o futuro. “Seguiremos olhando para a frente, com foco na transformação energética que equilibre sustentabilidade ambiental, segurança energética e equidade no acesso à energia para todos os brasileiros”, concluiu.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress