17/08/2025 02:55

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Comércio projeta retração de 14,5% nas vendas do Dia dos Pais em Campo Grande, aponta CDL

Ticket médio sobe por causa da inflação, mas menos consumidores devem ir às compras em 2025.

Da Redação

A retração indica um comportamento mais cauteloso por parte dos consumidores, afetados pela inflação e pelo comprometimento da renda familiar (Foto: Freepik)

Levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), realizado com 210 consumidores em todas as regiões da capital, estima que o comércio deve movimentar R$ 103,95 milhões no Dia dos Pais de 2025, uma queda de 14,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A retração indica um comportamento mais cauteloso por parte dos consumidores, afetados pela inflação e pelo comprometimento da renda familiar.

Apesar da expectativa de menor volume de compradores, o estudo aponta um aumento no ticket médio: R$ 265 no caso dos presentes e R$ 290 para celebrações. De acordo com o presidente da CDL, Adelaido Vila, o crescimento no valor gasto por compra não está ligado a um maior otimismo, mas sim à elevação nos preços. “O aumento do ticket médio está mais relacionado à inflação do que ao impulso de compra. O consumidor precisa de condições reais para celebrar, e o comércio tem de oferecer alternativas que respeitem esse momento econômico”, afirmou.

Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados, eletrônicos e produtos de perfumaria. O levantamento mostra que 70% dos entrevistados planejam comprar presentes, embora a maioria sinalize escolhas mais moderadas. Outros 18% declararam não ter intenção de comprar ou ainda estão indecisos, sendo a principal justificativa as dificuldades financeiras enfrentadas, especialmente entre os servidores públicos, que relatam impacto da falta de reajuste salarial e do comprometimento da renda com empréstimos consignados.

Para tentar equilibrar o cenário, lojistas têm apostado em estratégias que incluem descontos à vista, cashback, parcelamentos facilitados e ações com apelo emocional, como brindes personalizados e experiências em família. As iniciativas buscam manter o apelo comercial da data e ao mesmo tempo atender às limitações do consumidor em um contexto econômico mais restritivo.

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