08/07/2025 16:54

Comércio de Mato Grosso do Sul se adapta para o inverno

Sebrae’/MS a importância do planejamento sazonal para enfrentar as mudanças no consumo.

Da Redação

Diversificar foi a alternativa encontrada por comerciantes para manter as vendas na nova estação (Foto: Divulgação/Sebrae/MS).

Com a chegada do inverno nesta sexta-feira (20), empresários em Mato Grosso do Sul ajustam estratégias, especialmente em setores como moda e sobremesas geladas, tradicionalmente mais demandados no calor.

Paulo Henrique de Souza, sócio da Piú Bello Gelateria (fundada em 2023), descreve o inverno como desafiador, citando a queda na procura por gelatos e sorvetes. Ele avalia que o comportamento está ligado à cultura local. A solução encontrada pela gelateria foi ampliar o cardápio com bebidas quentes e investir em marketing: “Nós percebemos que não é cultural do campo-grandense sair para sorveterias no inverno, então estamos com alguns patrocinados direcionados às nossas bebidas quentes, como cafés e cappuccinos”.

A Casa do Açaí, de Talita Faria Ferreira (desde 2016), também diversificou o cardápio para enfrentar a oscilação entre frio e calor que afeta as vendas de açaí. Talita explica: “No começo adicionamos quatro sabores de caldo no cardápio, agora são oito. E hoje, após nove anos e pensando nesse período do inverno, nós fazemos também batatas recheadas, que e também oferecemos oito sabores além de batata frita”.

No segmento de moda, Rochanne Rodrigues, da Closet da Rô (há seis meses), adaptou o estoque e a vitrine para peças de inverno. Sua estratégia inclui redes sociais para demonstrar usos das peças e criação de combos com descontos. Rochanne relata que “As vendas seguem em um bom ritmo, porque o inverno é uma estação em que, para muitas clientes, o guarda-roupas precisa ser renovado. O interesse é principalmente em peças como blusas, calças e casacos”.

Rosimeire Nogueira a Silva, da loja Pappagalleto, foca na produção autoral e peças atemporais para manter a clientela. Segundo ela, “Trocar a coleção não é um problema, já que eu crio peças atemporais ao longo do ano. Por usar a minha própria modelagem, já tenho os modelos e preciso apenas mudar detalhes nas peças que são exclusivas”.

Carlos Henrique Oliveira, analista-técnico do Sebrae/MS, reforça a importância do planejamento sazonal para enfrentar as mudanças no consumo. “Não dá para fugir do planejamento. É preciso preparar o negócio para cada época”, orienta. Ele destaca redes sociais como ferramenta essencial e complementa que é “fundamental caprichar na vitrine e investir no acolhimento ao cliente”.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress