Empresários têm liberdade para decidir sobre funcionamento, desde que sigam regras da Convenção Coletiva. Funcionários devem receber folga compensatória e taxa de R$ 24 por dia trabalhado.
Da Redação

Empresários de Campo Grande estão autorizados a abrir seus estabelecimentos normalmente no feriado desta terça (26) no próximo dia 26 de agosto, feriado em comemoração aos 126 anos da capital sul-mato-grossense. A permissão segue as regras estabelecidas pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e foi confirmada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG).
Segundo a entidade, o funcionamento do comércio na data é facultativo, ou seja, cada lojista poderá decidir se abrirá ou não seu estabelecimento. Para aqueles que optarem pelo funcionamento, é necessário informar o Sindicato Laboral com antecedência mínima de cinco dias, por escrito e com protocolo. Também é exigido o pagamento de R$ 24 por funcionário que trabalhar no feriado.
Além disso, os empregados que trabalharem no dia 26 devem receber uma folga compensatória, que deverá ser concedida preferencialmente na semana seguinte e, no máximo, até 15 dias após o feriado. As condições foram firmadas entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, a Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.
Para o presidente da CDL-CG, Adelaido Vila, a medida traz benefícios para lojistas e consumidores. “Isso garante flexibilidade aos lojistas e atende às demandas dos consumidores, já que muitos aproveitam a data para realizar compras e passeios em Campo Grande. Então, cabe a cada estabelecimento decidir se opta pelo funcionamento ou pela folga”, afirmou.