Iniciativa é do Senar/MS, com a primeira turma sendo realizada em Sidrolândia, com 10 participantes.
Da Redação

Mato Grosso do Sul tem 9,5% de sua população total idosa. Dos 2,757 milhões de habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 264.446 são idosos. São 142.774 mulheres e 121.672 homens com 65 anos ou mais, conforme o levantamento.
Com esse percentual já expressivo de sua população idosa e com o envelhecimento da base de sua pirâmide etária, cresce a preocupação das famílias, entidades e Poder Público com a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas, tanto na cidade quanto no campo.
Atento a essa demanda, o Senar/MS lançou um curso inédito em Mato Grosso do Sul: o “Saúde do Idoso”. A capacitação tem 24 horas, distribuídas em três dias. O conteúdo, prático e teórico, é ministrado por um profissional da área de enfermagem e aborda cuidados com a saúde, higiene e alimentação; prevenção de doenças e promoção de um lar seguro; importância da atividade física e dos vínculos afetivos; e estímulo à autonomia e ao respeito à individualidade da pessoa idosa.
O primeiro curso foi ministrado em Sidrolândia, na região central do estado, cerca de 60 quilômetros distante de Campo Grande. Contou com a participação de dez pessoas, entre idosos, cuidadores e agentes comunitários de saúde.
“Aprendi mais sobre a importância de ouvir os idosos, respeitar a função social que eles ocupam, principalmente na zona rural, que tem suas particularidades. É fundamental que os familiares também façam esse curso, porque o cuidado começa dentro de casa”, comentou uma das participantes, a agente comunitária de saúde Gilda Carvalho.
O consultor do Senar/MS responsável pelo projeto, Adilton França, comentou que existem, no estado, muitas famílias com idosos vivendo em áreas rurais e que a entidade percebeu a necessidade de oferecer mais apoio e informação a essas pessoas. “Esse novo curso se soma às ações do Senar/MS como mais uma estratégia para valorizar o envelhecimento com respeito e dignidade”, explicou.
Com o sucesso da primeira turma, a entidade prevê realizar mais cinco turmas ainda este ano, sendo quatro em Sidrolândia e uma em Porto Murtinho. As pessoas interessadas em participar devem procurar os sindicatos rurais desses municípios.