Reconhecimento vem com reportagem sobre o empreendedorismo feminino e marca a quinta conquista do jornalista Anderson Viegas no Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Da Redação

O Portal Made in MS conquistou o primeiro lugar na categoria Texto do Prêmio Sebrae de Jornalismo, fase estadual em Mato Grosso do Sul. A reportagem premiada é “Vovó empreendedora: Dona Helô, aos 73 anos, mostra que não tem idade para a mulher transformar sonhos em realidade”, assinada pelo jornalista Anderson Viegas, diretor-executivo do site. Para conferir a íntegra da matéria clique aqui!
O anúncio dos vencedores ocorreu nesta terça-feira (2), na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, durante a programação do SebraeJor. Além da premiação, o evento contou com a palestra do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, sobre o desenvolvimento do estado, e com a apresentação do jornalista Márcio Gomes, que abordou a temática “Jornalismo sem fronteiras: Conexões que transformam”, trazendo importantes insights para os profissionais da imprensa.
Esse foi o primeiro prêmio do portal, criado em maio de 2025 por Anderson em parceria com o filho, Pedro Viegas, web developer e social mídia. A conquista veio apenas três meses e 13 dias após o lançamento do site, e reflete o esforço da equipe em oferecer um conteúdo diferenciado, aprofundado e voltado para o setor produtivo — agro, indústria, comércio, serviços e turismo — em Mato Grosso do Sul, sem deixar de lado os principais fatos do país.
Com 28 anos de carreira, Anderson Viegas chega a 37 prêmios e menções honrosas em nível estadual e nacional, sendo esta a quinta conquista no Prêmio Sebrae de Jornalismo. Ele considera, no entanto, que a vitória de 2025 tem um significado especial.
“Essa é uma conquista pessoal muito importante. É a realização de um sonho conquistar uma premiação tão relevante por um veículo que tem somente três meses, criado por mim para refletir as características que considero essenciais na comunicação: ética, empatia, respeito, objetividade e o uso inteligente das ferramentas tecnológicas disponíveis para ampliar o alcance da mensagem. Tenho que agradecer a Deus, porque o nome do site e todo esse projeto nasceram de uma inspiração dele, e também à minha família, que é a base de tudo e acredita junto comigo neste sonho”, afirmou.

A reportagem premiada, publicada em 8 de junho, destaca o impacto do empreendedorismo feminino na vida de mulheres sul-mato-grossenses. O texto tem como protagonista Heloisa Alves de Goes, a Dona Helô, de 73 anos, viúva, mãe de oito filhos e integrante do projeto Costura Sustentável, de Bataguassu. Ao lado de outras 24 mulheres da Associação Ipê Rosa, ela transforma resíduos industriais em bolsas e acessórios de alto valor agregado, garantindo renda, autonomia e autoestima a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Além da trajetória de Dona Helô, a matéria apresenta histórias inspiradoras como a de Reinilda Rezende de Oliveira, 68 anos, que formalizou seu negócio Pão de Cristo após anos de produção informal de pães caseiros; da ceramista indígena Janir Gonçalves Leite, 58 anos, da etnia Terena, que criou a marca Turu Arte da Terra a partir de sua ancestralidade; e da Associação Amor Peixe, de Corumbá, que transforma couro de peixe em artesanato sustentável, com apoio de entidades como o Sebrae e o WWF-Brasil.

O texto também contextualiza o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil, traz dados atualizados, políticas públicas, programas de incentivo e uma entrevista com a psicóloga Maura Gabriela Oliveira, que aborda desafios emocionais enfrentados por mulheres empreendedoras, como a síndrome da impostora, a sobrecarga e a autocobrança, além da importância da terapia e das redes de apoio.
Na categoria Texto, o segundo lugar ficou com a reportagem “Agro Girls reinam no MS, em um universo que costumava ser masculino”, de Graziela Rezende, publicada no portal Midiamax/UOL. Já o terceiro lugar foi conquistado pela matéria “Força invisível: como a economia popular movimenta renda, resistência e inovação”, de Aline dos Santos e Murilo Medeiros, veiculada no site Campo Grande News.
Vencedora da etapa estadual, a reportagem do Made in MS está agora classificada para a etapa regional do prêmio. Nesta fase, será escolhida uma reportagem por região do país para disputar a grande final nacional.