Com início em 1º de junho de 2025 e validade até abril de 2026, a iniciativa mantém o foco na valorização do etanol como combustível limpo e produzido no próprio estado.
Da Redação

A campanha “Movido Pelo Agro – Etanol” está de volta em nova edição, reafirmando o compromisso da Famasul e da Biosul com a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia de bioenergia em Mato Grosso do Sul. Com início em 1º de junho de 2025 e validade até abril de 2026, a iniciativa mantém o foco na valorização do etanol como combustível limpo e produzido no próprio estado — agora com regras atualizadas e uma nova comissão organizadora.
Na prática, a campanha funciona como um incentivo direto: colaboradores da Famasul que abastecem seus veículos com etanol podem cadastrar os cupons fiscais e concorrer a sorteios mensais de vouchers para novos abastecimentos. Além do estímulo individual, a ação promove a consciência coletiva sobre o papel do agro na transição energética.
A primeira edição da campanha alcançou resultados expressivos: foram 91.971 litros de etanol consumidos, o que evitou a emissão de mais de 90 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera. Esse volume de emissões evitadas equivale ao plantio de mais de 600 árvores adultas.
Segundo o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a renovação da campanha é um reflexo do compromisso da instituição com a agenda ESG e com o agro sustentável. “Nós acreditamos que a sustentabilidade começa dentro de casa e, para a gente, essa casa é a Casa Rural. Desde 2020, colocamos em prática os princípios do ESG no nosso dia a dia. Um exemplo disso é que toda a frota da Famasul é abastecida com etanol, e incentivamos os nossos colaboradores a fazerem o mesmo. Renovar essa campanha é uma forma de mostrar, na prática, o nosso compromisso com um agro mais consciente, responsável e sustentável aqui em Mato Grosso do Sul”, afirma Bertoni.
A proposta está alinhada ao Proclima – Plano Estadual MS Carbono Neutro –, que busca zerar as emissões líquidas de carbono no estado até 2030. O uso do etanol se destaca nessa estratégia por ser um combustível de fonte renovável, derivado da cana-de-açúcar e do milho, com ciclo de carbono biogênico. Diferente dos combustíveis fósseis, o carbono emitido na queima do etanol já havia sido absorvido pelas plantas durante o cultivo, gerando um impacto ambiental significativamente menor.
Esse movimento ganha ainda mais relevância diante do crescimento da produção de etanol em Mato Grosso do Sul. Conforme dados da Biosul, na safra 2024/2025 o estado produziu 4,2 bilhões de litros de etanol, sendo 37% desse total originado do milho. A expectativa para a próxima safra é de 4,7 bilhões de litros, dos quais 2,07 bilhões devem ser de etanol de milho, consolidando o estado como o segundo maior produtor nacional do biocombustível.
Para o presidente-executivo da Biosul, Amaury Pekelman, a campanha vai além dos números. “A parceria com a Famasul na campanha ‘Movido Pelo Agro – Etanol’ foi muito além do saldo ambiental positivo. Ela estabeleceu um diálogo direto com a sociedade sul-mato-grossense, mostrando que uma simples escolha no posto de combustível, como optar pelo etanol, valoriza um produto verde que é produzido no Estado, que reduz emissões de poluentes e fortalece a nossa economia com a geração de milhares de empregos, posicionando mais uma vez a agroindústria na vanguarda da transição energética do país”, destaca.
Com essa renovação, Famasul e Biosul não apenas reiteram seu engajamento com práticas sustentáveis, como também ampliam o alcance da campanha, reforçando a importância de escolhas conscientes e locais para um futuro de energia limpa e desenvolvimento verde.