08/07/2025 17:39

Bonito registra melhor desempenho turístico de maio em 15 anos

Município recebeu 22.977 visitantes, segundo o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau.

Da Redação

Gruta do Lago Azul, em Bonito (Foto: Anderson Viegas/Made in MS).

Bonito, reconhecido como a Capital do Ecoturismo, encerrou o mês de maio de 2025 com um recorde de 22.977 visitantes, marcando o melhor fluxo turístico para o período nos últimos 15 anos de monitoramento do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau.

Maio posicionou-se como o segundo melhor mês do ano até o momento, superado apenas por janeiro (alta temporada de férias escolares), que registrou 36.858 turistas. Do total de visitantes em maio, estima-se que 11,32% (2.602) chegaram via aeroporto regional. A taxa de ocupação hoteleira no mês foi de 50%, representando um crescimento significativo em relação aos 41% observados no mesmo período de 2024, conforme dados do boletim do OTEB.

Janaina Mainchein, secretária-executiva do Bonito Convention e coordenadora do OTEB, avalia que “Os dados de maio reforçam a importância de Bonito como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. O crescimento no número de visitantes, na ocupação hoteleira e na procura pelos atrativos mostra que estamos no caminho certo”. Ela atribui os resultados à colaboração entre o trade turístico e os poderes público estadual e municipal, destacando que “O trabalho de monitoramento contínuo realizado pelo Observatório do Turismo tem sido fundamental para subsidiar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento do setor”.

A visitação aos atrativos locais também manteve-se em patamar elevado, com a comercialização de 58.221 vouchers, indicando um aumento de 11,46% em relação ao ano anterior. Os passeios mais procurados foram: flutuação (15.194 acessos), balneários (10.312), cachoeiras (8.277) e grutas (7.006). A Gruta do Lago Azul, sob gestão municipal, recebeu 1.550 visitações, com taxa de ocupação de 65%.

O levantamento mensal do OTEB, que monitora o desempenho turístico na região da Serra da Bodoquena, conta com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e da prefeitura de Bonito. A partir de 2025, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena também passou a ter sua frequência de visitantes monitorada, registrando 1.556 turistas em maio.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress