18/09/2025 19:48

18/09/2025 19:48

Águas Guariroba já beneficiou quase metade da população de Campo Grande com ações socioambientais

Concessionária também registra 99% de abastecimento de água e 94% de coleta e tratamento de esgoto, e investe em educação, geração de renda e relacionamento comunitário.

Da Redação

Mais de 423 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações socioambientais promovidas pela Águas Guariroba em Campo Grande (Foto: Águas Guariroba/Divulgação).

Com 99% de cobertura no abastecimento de água e 94% de coleta e tratamento de esgoto, a concessionária Águas Guariroba já atendeu, direta ou indiretamente, mais de 423 mil pessoas com ações e projetos socioambientais em Campo Grande. O número representa quase metade dos 962,8 mil habitantes estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2025.

Segundo a empresa, os projetos vão além da infraestrutura e se concentram em três pilares estratégicos: educação, geração de renda e relacionamento com a comunidade. Entre as iniciativas, o Programa Sanear já capacitou mais de 1.200 professores da capital para atuarem como multiplicadores de educação ambiental nas escolas. O Programa Pioneiros, voltado para adolescentes, preparou mais de 500 jovens para o mercado de trabalho. Já a oficina Bolha de Sabão formou mais de 700 pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo capacitação para geração de renda.

Outro destaque é o Programa Afluentes, que há 19 anos promove o diálogo entre a concessionária e líderes comunitários dos bairros, além do Programa Córrego Limpo, que vem melhorando a paisagem urbana e a qualidade da água dos principais cursos d’água da cidade.

O diretor-presidente da concessionária, Gabriel Buim, destaca que, com os projetos socioambientais, a atuação da Águas Guariroba ganha ainda mais propósito. Segundo ele, a empresa demonstra ser uma companhia cidadã, cujo compromisso vai além do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto, sendo norteado pelos pilares da educação, geração de renda e relacionamento com a comunidade.

Nos últimos três anos, a concessionária implantou 580 quilômetros de rede de esgoto, beneficiando mais de 140 mil pessoas. Em paralelo, está em construção a terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da capital, a ETE Botas, que deve ampliar a capacidade de tratamento em mais de 600 milhões de litros por ano.

Na distribuição de água, Campo Grande conta com um dos sistemas mais robustos do Brasil, composto por mais de 150 poços subterrâneos, 107 reservatórios e uma rede interligada que garante abastecimento seguro e contínuo. Somente em 2024, a empresa realizou mais de 206 mil análises da água distribuída, com controle rigoroso de 114 parâmetros de qualidade.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress