18/09/2025 22:54

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Dia das Crianças deve injetar mais de R$ 350 milhões na economia de Mato Grosso do Sul

Pesquisa do Sebrae/MS e Fecomércio/MS aponta crescimento na intenção de compra, com destaque para brinquedos e comemorações em família. Gasto médio previsto é de R$ 328 por consumidor.

Da Redação

Pesquisa aponta que filhos (51%) e netos (8%) aparecem como os principais focos para o recebimento dos presentes (Foto: Freepik).

O Dia das Crianças deve movimentar R$ 352,37 milhões na economia de Mato Grosso do Sul em 2025. É o que aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) pelo Sebrae/MS e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio/MS. O levantamento revela ainda que, mesmo com o valor 6% inferior ao do ano passado, a intenção de consumo é maior, com 74% dos entrevistados afirmando que pretendem comprar presentes para celebrar a data.

Segundo a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, a disposição dos consumidores cresceu em relação a 2024, quando o índice ficou em 68,74%. Além disso, o gasto médio com presentes subiu para R$ 206,61. “O número de pessoas dispostas a presentear é maior. Além disso, o valor gasto com presentes será maior: R$ 206,61, ante os R$ 203,44 registrados em 2024. Já os gastos com as comemorações serão mais modestos”, afirmou.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, destacou que 72% dos consumidores pretendem comprar de forma presencial, com destaque para o comércio nos bairros (61%) e nas ruas (21%). Ele recomenda estratégias simples para os empresários locais aumentarem suas vendas. “Criar ambientes lúdicos e acolhedores pode ser um diferencial. Treinar a equipe, destacar a qualidade do produto e investir em um atendimento diferenciado são estratégias simples, mas poderosas”, disse.

Maciel acrescenta que a experiência de compra faz diferença. “O que faz a diferença é entender que a data é movida pelo afeto. Quando o empresário transforma esse afeto em experiência positiva, ele conquista não apenas uma venda, mas clientes para toda a vida”, completou. Ele citou ainda ações como pintura facial, balões e presença de personagens infantis como atrativos adicionais.

A pesquisa mostra que os filhos (51%) e os netos (8%) são os principais destinatários dos presentes. A maioria dos consumidores pretende pagar à vista (59%), enquanto 36% valorizam o bom atendimento no momento da compra. Os brinquedos lideram a lista de intenções, com 48%, seguidos por roupas (31%), calçados (19%) e eletrônicos (11%).Entre os que não devem comprar presentes, 31% afirmam que não têm filhos, netos ou sobrinhos, 29% dizem não ter crianças pequenas na família e 7% mencionam falta de dinheiro.

As comemorações devem movimentar R$ 123,81 milhões, com gasto médio de R$ 121,65 por consumidor. Do total de entrevistados, 69% afirmam que pretendem comemorar a data, principalmente em casa, com 32% planejando preparar uma refeição em família. Outros 14% devem fazer passeios, percentual semelhante ao dos que planejam ir com as crianças a restaurantes, lanchonetes ou sorveterias.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Foram ouvidas 1.982 pessoas, com margem de confiança de 95%.

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