De meados do século 20 até hoje, a expectativa de vida quase dobrou, segundo dados do IBGE, e hoje chega a uma média de 74 anos. No entanto, ainda é comum que, ao atingir os40 anos, quando o corpo humano começa a apresentar alguns sinais de desgaste, muitagente esteja resignada a uma rotina de muito trabalho, stress, má alimentação e sedentarismo.
Era assim que vivia o advogado Roberto Santos Cunha há cerca de seis anos, mas uma transformação completa de vida mudou tudo – e o inspirou a reunir o que aprendeu no livro “Mais Forte aos 40: Disciplina, Filosofia e Corpo como Templo”, que será lançado na próxima terça-feira (16), a partir das 18h30, na Livraria Leitura.
“Obtive sucesso profissional, entretanto, esse sucesso teve um custo grande, porque negligenciei minha saúde, minha família e outras coisas que são caras, mas dei um basta e decidi mudar de vida. Com isso, percebi que poderia contribuir com outras pessoas que muitas vezes acham que é tarde demais. Eu garanto: é possível ter uma melhor versão depois dos 40 anos”, resume Roberto Cunha.
Ele conta que essa transformação não foi conquistada do dia para a noite, e sim como resultado de diversas mudanças de hábitos, mas tudo começou com uma decisão. “Fiz um contrato comigo mesmo, com cláusulas que coloquei como inegociáveis”, relata.


Entre essas cláusulas, começar a praticar exercícios físicos regularmente, passar por uma reeducação alimentar, diminuir o consumo de álcool e açúcar, além do cuidado com a saúde mental e o cultivo da fé.
“A partir disso, tive uma melhora significativa no meu corpo, uma mudança em minha relação com a família, e até me senti mais disposto para produzir no trabalho. Sou um homem comum que resolveu mudar, tomei uma decisão e estou compartilhando isso para as pessoas verem que é possível essa mudança após os 40 anos”, completa Roberto.
Além de relatar a transformação pessoal do autor e dar dicas práticas de como cada um pode buscar sua melhor versão, o livro se baseia em pilares filosóficos como o estoicismo, que nasceu na Grécia antiga e prega que cada um deve mudar aquilo que está ao seu alcance e aceitar o que não se pode mudar. Outro pilar é a filosofia do judô, criada por Jigoro Kano, que tem como base: “seiryoku-zen-yo”, máxima eficiência com mínimo esforço, e “jita-kyoei”, amizade e prosperidade mútua. Por conta da proximidade do autor com o judô, tendo sido praticante por muitos anos e chegado à faixa preta, o escolhido para prefaciar a obra foi o medalhista olímpico na modalidade Tiago Camilo.
“‘Mais Forte aos 40’ não é apenas uma inspiração individual. É um chamado coletivo para
que cada um assuma, com integridade, sua presença no mundo, sua força e seu propósito”, define Camilo. O livro já vendeu mais de 300 exemplares no período de pré- venda.
Serviço: O livro “Mais Forte aos 40: Disciplina, Filosofia e Corpo como Templo”, escrito por Roberto Santos Cunha, publicado pela Life Editora, será lançado dia 16 de setembro (terça-feira), a partir das 18h30, na Livraria Leitura (Av. Afonso Pena, nº 4.909 – Santa Fé). Evento aberto ao público e com entrada gratuita.