17/08/2025 18:33

17/08/2025 18:33

VÍDEO: Fiocruz recebe selo internacional de energia 100% renovável

A Fiocruz recebeu o selo I-REC (International Renewable Energy Certificate), certificando que, de abril a dezembro de 2024, utilizou energia elétrica proveniente, exclusivamente, de fontes renováveis, como eólica e solar. O certificado é emitido por uma plataforma internacional reconhecida e comprova a origem limpa da energia consumida.

A iniciativa faz parte dos esforços da Fundação para fortalecer práticas sustentáveis em sua gestão, alinhando-se às diretrizes da Agenda 2030 e ao compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a medida promove uma cultura institucional voltada para a eficiência energética, inovação e responsabilidade ambiental. Adotar energia 100% renovável em uma instituição pública de ciência e saúde pública é mais que uma escolha técnica – é um compromisso ético com as próximas gerações. 

A conquista do selo I-REC reforça o papel da Fiocruz como referência em sustentabilidade no setor público. A expectativa é ampliar ações semelhantes e seguir avançando na construção de uma infraestrutura sustentável.

Desde que passou a atuar no mercado livre de energia em 2024, a Fiocruz deu um importante passo rumo à sustentabilidade. A mudança, entre abril e dezembro de 2024, resultou na redução de mais de sete mil toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera.

Esse volume de gases de efeito estufa evitado corresponde à emissão anual de mais de 5 mil carros populares movidos a gasolina ou à quantidade de carbono que seria capturada por cerca de 50 mil árvores ao longo de 20 anos.

O I-REC é um sistema global que permite a rastreabilidade da energia elétrica de fontes renováveis, assegurando que as organizações certificadas efetivamente consumam eletricidade limpa. A certificação é reconhecida internacionalmente por empresas, governos e instituições que adotam práticas ESG.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress