12/07/2025 05:44

MS produz uma pizza a cada 2 segundos: 39.951 por dia

O levantamento, foi divulgado nesta quarta-feira (9), na véspera do Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho. 

Anderson Viegas

MS possui 579 pizzarias, segundo o levantamento da Apubra (Foto: Freepik).

As pizzarias de Mato Grosso do Sul produzem em média, uma pizza a cada 2 segundos. São 1.665 calabresas, mussarelas, margueritas entre outras iguarias, saindo do forno por hora. Por dia, são 39.951 unidades, segundo estudo anual do mercado da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra).

O levantamento, foi divulgado nesta quarta-feira (9), na véspera do Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho.  O estudo considerou uma amostragem de 579 pizzarias em Mato Grosso do Sul, enquadradas como microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP) e limitada (LTDA).

Segundo a Apubra, a amostram representa cerca de 75% do mercado, desconsiderando a categoria de microempreendedores individuais (MEIs), que não foram incluídas na análise. A entidade aponta que um grupo de dez cidades formado por Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Maracaju, Paranaíba e Rio Brilhante, representam juntas, 70,65% do total de estabelecimentos no estado.

O maior número é de Campo Grande, com 236, o que representa 40,76% das pizzarias sul-mato-grossenses. Veja abaixo a quantidade de estabelecimentos por município no Top 10 do estado:

A Apubra aponta que o número de pizzarias em Mato Grosso do Sul segue crescendo, como se fosse uma massa bem fermentada. Esse apetite se reflete nos números. Entre 2023 e 2024, houve um incremento de 12,21% no numero de estabelecimentos  (o 11º maior do país), que passaram de 516 para 579. Esse aumento foi bem acima do patamar nacional, que foi de 7,25%.

Reforça essa percepção os dados da pesquisa sobre a quantidade de pizzarias que fecharam as portas ou estão em situação irregular perante a Receita Federal. Houve uma queda no estado de 58%, despencando dos 124 em 2023 para 52 em 2024.

O presidente da Apubra, Leandro Goulart, disse ao Made in MS, que o levantamento indica um setor aquecido, com aumento da concorrência e a necessidade de diferenciação entre os estabelecimentos.

“Neste momento, o segmento de pizzarias caminha para uma fase mais madura, com crescimento sadio, queda nos fechamentos, interiorização e profissionalização da gestão, e se mostra como uma oportunidade para investidores atentos à demanda regionalizada e à experiência como diferencial competitivo”, comenta.

No Brasil, a pesquisa da associação revela um universo de 36.658 pizzarias ativas, sendo 3.867 abertas somente em 2024 e produção diária de 2 milhões de pizzas. 

Mas por que dia 10 de julho é Dia Mundial da Pizza?
Conforme a Apubra, o Dia da Pizza nasceu em 1985, quando o então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, realizou um concurso cultura para escolher as melhores pizzas dos sabores marguerita e mussarela. O evento fez tanto sucesso, que o dia da final, 10 de julho, acabou se tornando a data oficial para celebrar um dos pratos mais adorados pelos brasileiros, a pizza.

E de onde vem a pizza?
A Apubra aponta que a origem pizza é a Antiguidade. Existem registros de pães achatados, coberto por ervas, produzidos pelos egípcios, gregos, assírios e babilônios. Durante as Cruzadas, receitas semelhantes foram levadas ao sul da Itália, especialmente Nápoles, onde surgiram as primeiras versões da pizza moderna, entre os séculos XVI e XVII. O termo “pizza”, inclusive, foi registrado pela primeira vez em 997 d.C, em um manuscrito italiano.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress