Exposição reúne trabalhos produzidos por estudantes do CEDEG durante oficinas artísticas e segue até 31 de julho com visitação gratuita
Da Redação

A Mostra de Artes Visuais dos alunos do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) estreia nesta sexta-feira, 4 de julho, no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande. A exposição apresenta obras produzidas durante atividades complementares desenvolvidas pela unidade escolar da APAE e permanece aberta ao público até o dia 31 deste mês.
Instalada na vitrine de uma das lojas do shopping, a mostra estará disponível para visitação durante todo o horário comercial. Ao todo, serão exibidas de cinco a seis telas com diferentes temáticas, escolhidas pelos próprios artistas. As obras revelam traços individuais de seus autores e expressam, segundo a organização, tanto a essência e os desejos de quem cria quanto a percepção do público diante da obra.
Julio Cesar Sotana, coordenador pedagógico das atividades complementares do CEDEG/APAE, explica que as oficinas de artes visuais são voltadas ao desenvolvimento de técnicas que permitam aos alunos expressarem seus pensamentos e sentimentos por meio da arte. “As habilidades construídas se tornam um instrumento de propagação de sua voz e identidade, como agentes históricos de seu tempo, deixando registrada sua marca no mundo”, afirma.
A iniciativa tem como principal objetivo ampliar a visibilidade artística da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, valorizando suas formas de expressão nas artes visuais.
Para Anna Zimmermann, coordenadora de marketing do Shopping Norte Sul Plaza, a parceria reforça a atuação do espaço em prol da inclusão. “É uma alegria para nós, do shopping Norte Sul Plaza, receber essa exposição da APAE. Acreditamos em um mundo diverso e inclusivo, e ser possível unir varejo e entretenimento em um só lugar. O acesso à cultura é um direito de todos”, destaca.
O presidente da APAE de Campo Grande, Luiz Cesar Nocera, também enfatiza a relevância da ação. “É uma grande conquista ver o talento dos nossos alunos sendo reconhecido e valorizado em um espaço público como o shopping. Essa exposição representa inclusão, arte e, principalmente, respeito às potencialidades de cada um”, ressalta.