Informação é do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Da Redação

Campo Grande tem o melhor saneamento básico da região Centro-Oeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento avaliou mais de 400 cidades brasileiras, com base em indicadores como segurança, educação, meio ambiente e infraestrutura urbana — entre eles, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e perdas no sistema de distribuição.
A capital sul-mato-grossense alcançou 100% de cobertura de água potável desde 2011 e chegou a 94% de cobertura da rede de esgoto em 2024, superando as metas previstas no novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), que estabelece 99% de cobertura de água e 90% de esgoto até 2033.
“Não se trata apenas de levar redes até os imóveis, mas de garantir dignidade e saúde para as pessoas. Neste ano, alcançamos 94% de cobertura da rede de esgoto e mantemos 100% de cobertura de água potável desde 2011. Esses índices refletem o comprometimento da equipe e a confiança da população”, afirma Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba, concessionária responsável pela gestão do saneamento na cidade.
O avanço é resultado de 25 anos de investimentos em modernização e expansão dos serviços pela Águas Guariroba. Além da ampliação da rede, a empresa mantém um dos melhores índices do país no controle de perdas de água tratada: enquanto a média nacional ultrapassa 30%, Campo Grande registra 19%, segundo a diretora-executiva da concessionária, Francis Faustino.
“Investimos constantemente em tecnologia para o monitoramento do sistema, garantindo eficiência desde a captação até a entrega da água, que é reconhecida como uma das melhores do país”, explica.
No ranking geral de competitividade, que considera outros indicadores sociais e de infraestrutura, Campo Grande ocupa a 86ª posição nacional, com avanço de seis posições em relação ao ano anterior. A pesquisa é realizada desde 2020 com apoio de instituições e empresas parceiras.
Interior
Municípios do interior também registram melhorias significativas, resultado dos investimentos da Ambiental MS Pantanal, empresa responsável pela execução de obras de esgotamento sanitário em 68 municípios por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado e a Sanesul.
Com planejamento voltado para atender as metas do Marco Legal do Saneamento, o estado projeta atingir 90% de cobertura da rede de esgoto até 2026, sete anos antes do prazo definido pela legislação federal. A Águas Guariroba e a Ambiental MS Pantanal integram a holding Aegea, especializada em saneamento.