O registro foi possível graças à infraestrutura recém-implantada pela MS Florestal, que conta com 12 torres equipadas com câmeras de alta precisão e inteligência artificial.
Da Redação

Uma onça-parda foi avistada no dia 7 de junho nas proximidades da torre de monitoramento “Lagoa do Campo”, em Água Clara (MS). O registro foi possível graças à infraestrutura recém-implantada pela MS Florestal, que conta com 12 torres equipadas com câmeras de alta precisão e inteligência artificial. As torres têm alcance de até 30 km e foram inauguradas em 7 de maio deste ano, junto à Central Integrada de Monitoramento Florestal, instalada na cidade.
O sistema opera 24 horas por dia e tem como foco principal a detecção precoce de focos de incêndio em áreas de eucalipto e vegetação nativa, tanto dentro da base florestal da empresa quanto em propriedades vizinhas. “Esse tipo de tecnologia nos permite não apenas agir com rapidez no combate ao fogo, mas também ampliar a vigilância ambiental e garantir mais segurança para a fauna local”, explica Wellington Santos coordenador da Brigada de Incêndio da MS Florestal.
Veja abaixo imagens do momento em que a onça-parda passa próximo a torre:
A Central integra diversas ações de prevenção, como o uso de drones com tecnologia termal, veículos com kits de combate rápido, caminhões-pipa e até o apoio de helicóptero. A população também pode colaborar com denúncias e informações sobre queimadas e crimes ambientais pelos canais 0800 709 1490 ou WhatsApp (67) 99928-5742, disponíveis 24 horas por dia.
Essa estrutura faz parte da campanha Amigos da Floresta, iniciativa que visa conscientizar a população sobre os impactos dos incêndios florestais, da caça ilegal e do furto de madeira nativa. Com o slogan “Para grandes causas, contamos com os amigos”, a campanha reforça o papel da comunidade na proteção ambiental, especialmente em regiões onde a MS Florestal e a Bracell atuam diretamente.