17/06/2025 02:09

Rua movimentada, negócio fortalecido: Sebrae lança ação inédita para impulsionar 6 mil pequenos negócios em MS

O projeto, que começa com ações em 31 ruas comerciais — sendo 20 na Capital e 11 em Dourados.

Da Redação

Empreendedores da avenida dos Cafezais, em Campo Grande, estão entre os que receberão atendimento (Foto: Divulgação/Sebrae/MS).

Fortalecer a economia local a partir dos bairros é a proposta do Movimento de Rua, iniciativa lançada nesta segunda-feira (16) pelo Sebrae/MS, em Campo Grande. O projeto, que começa com ações em 31 ruas comerciais — sendo 20 na Capital e 11 em Dourados — mira diretamente no coração da atividade econômica de base: os pequenos negócios.

A ideia é simples, mas poderosa: valorizar os corredores comerciais onde circulam milhares de consumidores todos os dias e onde sobrevivem — e prosperam — cerca de 6 mil micro e pequenas empresas. Só em Campo Grande, foram identificados quatro mil empreendimentos nas ruas mapeadas. Em Dourados, outros dois mil negócios fazem parte dessa primeira etapa.

“O crescimento da cidade passa pelo fortalecimento de quem empreende nela. Quando pensamos em uma rua comercial, falamos de milhares de famílias que vivem daquele espaço. Queremos que cada empresário valorize não só o seu negócio, mas entenda que, se toda a rua estiver bem, todos prosperam juntos”, defende o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

O projeto também aposta na escuta ativa. As equipes vão até os comerciantes, ouvem suas demandas e constroem soluções coletivas. Tudo isso com apoio técnico gratuito, que inclui consultorias, capacitações, eventos e ações de visibilidade adaptadas à realidade de cada região.

Durante o lançamento, o Sebrae realizou um mutirão de atendimentos nas ruas participantes em Campo Grande. Entre elas estão: Avenida dos Cafezais, General Alberto Carlos M. Lima, Fátima do Sul, Júlio de Castilho, Guaicurus, Marquês de Lavradio, entre outras.

E o comércio local já começou a reagir.

“Isso valoriza nosso comércio e nosso bairro. Com mais divulgação, mais pessoas vão nos conhecer e nossas vendas podem crescer”, comemorou Adriana Aparecida do Santo Ribeiro, que há anos mantém uma peixaria na Avenida dos Cafezais.

Para Andréia Miranda, da loja de suplementos Qualishape, a iniciativa traz uma oportunidade concreta de evolução: “Ainda há muito espaço para crescer e mais variedade de negócios pode fortalecer nossa região”.

Veterana no comércio do Bairro São Conrado, Suzana Lopes, que há 15 anos comanda o restaurante JS, também vê com bons olhos a movimentação: “Essa iniciativa é muito boa, porque vai divulgar o comércio e alcançar um público maior, não só do nosso bairro, mas também de regiões vizinhas”.

O comerciante Anderson Gonzaga, há seis anos na região, sintetiza bem o impacto: “Esse tipo de mobilização atrai clientes, gera curiosidade e aumenta o fluxo e as vendas. Muitos dos nossos clientes hoje nem vão mais ao centro”.

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