10/02/2026 21:22

10/02/2026 21:22

Comissão de Valorização da Cultura Pantaneira avança no planejamento de ações para 2026

Reunião reúne mais de 40 instituições e conta com apoio do Sebrae/MS para fortalecer governança, empreendedorismo e economia criativa no Pantanal

Da Redação

Comissão atua na valorização dos saberes tradicionais, no fortalecimento do empreendedorismo local e na geração de renda nos municípios pantaneiros (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

A Comissão de Valorização da Cultura Pantaneira realizou, nesta segunda-feira (9), uma reunião estratégica voltada à apresentação do planejamento das ações para 2026 e ao alinhamento das iniciativas em andamento para o fortalecimento da identidade cultural do Pantanal sul-mato-grossense. O encontro reuniu lideranças, agentes e instituições com atuação direta na região, reforçando o trabalho coletivo em prol da preservação cultural e do desenvolvimento regional.

Formada por mais de 40 instituições públicas e privadas, entre representantes do Sistema S, produtores rurais, artesãos e integrantes do setor cultural e produtivo, a Comissão atua na valorização dos saberes tradicionais, no fortalecimento do empreendedorismo local e na geração de renda nos municípios pantaneiros.

Segundo Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, vice-presidente regional do Sistema Fiems e conselheiro do Sebrae/MS, a diversidade cultural da região exige um esforço organizado e coletivo para garantir reconhecimento e valorização.

“A cultura pantaneira é formada por uma diversidade de etnias e influências do Brasil, do Paraguai, da Bolívia e do próprio Mato Grosso do Sul, o que torna seu fortalecimento um desafio complexo. A missão da Comissão é ouvir, reunir e valorizar essas diferentes manifestações, organizando esse patrimônio cultural para que ele tenha o reconhecimento que merece, inclusive como vetor de desenvolvimento para a região”, afirma.

Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o trabalho integrado da Comissão é essencial para consolidar a cultura pantaneira como ativo estratégico do Estado.“O foco da reunião foi alinhar o planejamento das ações para 2026 e fortalecer a cultura pantaneira. Para o Sebrae, esse trabalho conjunto é fundamental para consolidar a cultura como vetor de desenvolvimento econômico, turismo e identidade regional”, destaca.

Atualmente, as ações da Comissão estão estruturadas em três frentes principais: a formação dos Centros de Tradição Pantaneira; a organização e formalização de uma entidade representativa; e o estudo e consolidação do conceito de cultura pantaneira, com apoio de consultoria especializada para definição conceitual.

Fortalecimento da governança

Entre os participantes do encontro esteve Luiz Carlos Alves de Arruda, presidente do Centro de Tradição do Homem Pantaneiro (CTHP), de Corumbá. Para ele, a construção coletiva é decisiva para dar escala às iniciativas.“A atuação da Comissão ainda está em fase de estruturação, mas a expectativa é muito positiva. Precisamos de mais união para fortalecer projetos e dar continuidade às ações que hoje acontecem de forma isolada. Esse alinhamento é fundamental para valorizar a cultura pantaneira e gerar impacto na economia local”, afirma.

A chefe do Departamento de Patrimônio Cultural de Anastácio, Jaqueline Medeiros, ressaltou a importância da articulação regional. “Para Anastácio, que é o portal do Pantanal, valorizar a cultura pantaneira significa fortalecer pequenos negócios, preservar tradições e reconhecer a identidade das famílias que vivem entre o Pantanal e a cidade. A atuação da Comissão é fundamental para manter essa cultura viva e transformá-la em oportunidade de desenvolvimento”, pontua.

Já a empresária Cláudia de Medeiros, da marca Sapicuá Pantaneiro, de Aquidauana, destacou os reflexos diretos do movimento na economia criativa e na geração de empregos. “A estruturação da Comissão amplia a visibilidade dos produtos que carregam os símbolos do Pantanal, valoriza o artesanato, a mão de obra local e promove um desenvolvimento mais humano e sustentável para Mato Grosso do Sul”, afirma.

Parceiro estratégico da Comissão, o Sebrae/MS acompanha e apoia o movimento por meio de consultoria em associativismo, contribuindo para a organização, governança e estruturação da futura entidade representativa. A atuação está alinhada à profissionalização das iniciativas culturais e à consolidação da cultura pantaneira como vetor de desenvolvimento econômico, turismo e economia criativa no Estado.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress