09/02/2026 21:00

09/02/2026 21:00

Inclusão e diversidade se consolidam como fonte para criação de negócios em MS

Com apoio do Sebrae/MS, psicóloga sul-mato-grossense transforma vivência pessoal em empreendimento voltado ao desenvolvimento humano

Da Redação

Com apoio do Sebrae/MS, psicóloga Paula Neres, que é deficiente visual, fundou a empresa Ressignificar Acessibilidade, sediada em Três Lagoas (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

Empreender vai além de abrir uma empresa e envolve preparo para tomar decisões estratégicas, superar obstáculos e adaptar-se a diferentes contextos. Em Mato Grosso do Sul, a psicóloga Paula Neres é exemplo de como inclusão e diversidade podem se transformar em oportunidade de negócio. Com deficiência visual, ela fundou em 2023, com apoio do Sebrae/MS, a empresa Ressignificar Acessibilidade, sediada em Três Lagoas.

O empreendimento atua na comunicação sobre desenvolvimento humano, oferecendo palestras, consultorias e treinamentos voltados à inclusão, diversidade e fortalecimento de pessoas e organizações. Em busca de crescimento e profissionalização, Paula recorreu ao Sebrae/MS para aprofundar estratégias e técnicas que contribuíssem tanto para a estruturação do negócio quanto para o aprimoramento dos conteúdos apresentados. Segundo ela, o contato com públicos diversos, que vão de grandes corporações a crianças, amplia o alcance da mensagem e fortalece a inclusão desde cedo.

A trajetória empreendedora também passou por programas de capacitação. Em 2024, Paula participou da jornada Sebrae Delas Essencial e, em 2025, da jornada Premium, ambas com acompanhamento de consultoria especializada. O processo contribuiu para que ela passasse a enxergar a empresa de forma mais objetiva, com definição de metas, pesquisa de mercado e organização técnica do dia a dia, separando a vivência pessoal da gestão do negócio.

As redes sociais tornaram-se aliadas na aproximação com o público. Por meio do perfil @papodecego, no Instagram, Paula compartilha a rotina profissional e pessoal, promovendo conscientização sobre a realidade de uma pessoa cega e reforçando que o propósito da empresa é potencializar pessoas, equipes e organizações, independentemente da deficiência. Para ela, o empreendedorismo representa autonomia e ampliação de narrativas para Pessoas com Deficiência, com protagonismo e oferta de serviços que vão além do discurso motivacional.

Empreender com inclusãoAs temáticas de inclusão e diversidade também estarão em evidência no Delas Day 2026, que será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 13h às 21h, em Campo Grande. Considerado o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado às mulheres, o encontro tem como objetivo promover conhecimento, conexões e diálogos que fortaleçam o protagonismo feminino.

Entre as palestrantes do Delas Day 2026 está a psicóloga, influenciadora digital e humorista Pequena Lô, que soma mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais (Foto: Divulgação).

Entre as convidadas está a psicóloga, influenciadora digital e humorista Pequena Lô, que soma mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais. Autora do livro Na dúvida, escolha ser feliz, ela participa no dia 25 de fevereiro, a partir das 18h, com a palestra “Adaptabilidade como estratégia de sucesso”, abordando reflexões sobre inclusão, superação e transformação.

Promovido pelo terceiro ano consecutivo, o Delas Day 2026 é realizado pelo Sebrae/MS em parceria com Sistema Fiems, Sistema Comércio MS, Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além do apoio de diversas instituições públicas e privadas.

A participação é gratuita, com inscrições disponíveis no site delasday.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo portal ms.sebrae.com.br.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress