04/02/2026 14:35

04/02/2026 14:35

Foto da Lagoa Misteriosa, em Bonito, conquista nova premiação internacional e coloca MS entre as melhores imagens subaquáticas do mundo

Registro do fotógrafo Ruver Bandeira ficou entre os 2% melhores do concurso global 35AWARDS e também já havia sido vice-campeão em competição internacional de fotografia de cavernas em 2025.

Anderson Viegas

Mergulhador em meio às águas cristalinas da Lagoa Misteriosa, em Bonito (MS); Fotografia ‘Um Salto no Azul”foi premiada em concursos internacionais (Foto: Ruver Bandeira)

Uma imagem subaquática da Lagoa Misteriosa, em Bonito (MS), voltou a projetar, no fim de janeiro deste ano, o turismo de natureza de Mato Grosso do Sul no cenário internacional. O registro, assinado pelo renomado fotógrafo subaquático Ruver Bandeira, foi destaque no International Thematic Contest promovido pela 35AWARDS, um dos maiores concursos fotográficos do mundo.

Com o tema “Blue + White”, a competição reuniu 13.663 fotografias de mais de 3 mil fotógrafos de 96 países. A imagem feita em Bonito ficou entre as melhores do ranking global, alcançando o seleto grupo do top 2% do concurso. A brasileira Fabi Fregonese foi uma das vencedoras gerais da edição, também com uma fotografia subaquática.

Em entrevista exclusiva ao Made in MS, Ruver destacou a importância de Bonito no cenário do ecoturismo mundial. “Sempre é um prazer imensurável estar em Bonito. Na minha opinião, é um lugar belíssimo, com estrutura exemplar voltada para o ecoturismo, onde a segurança e o suporte para as atividades de aventura são marcas registradas”, afirmou.

Reconhecimento em concurso internacional de cavernas

Além do destaque no 35AWARDS, a mesma fotografia, batizada de “Um Salto no Azul”, conquistou o segundo lugar na categoria Underwater Cave do Photo Salon Contest, uma das principais competições dedicadas à fotografia de cavernas no mundo. A premiação ocorreu durante o International Congress of Speleology, realizado no fim de julho de 2025, em Belo Horizonte.

A imagem integrou ainda a exposição oficial do congresso, levando a beleza das cavernas submersas brasileiras para um público internacional especializado. Registrada em 2020, a foto mostra o mergulhador Iago Bernardo em meio às águas cristalinas da Lagoa Misteriosa, conhecida pela impressionante visibilidade e profundidade superior a 75 metros.

Patrimônio natural e turismo sustentávelLocalizada em uma dolina cercada por vegetação nativa, a Lagoa Misteriosa é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) protegida por lei. O atrativo oferece flutuação e mergulho com cilindro em águas de visibilidade excepcional, revelando formações geológicas submersas raras. O local integra o Grupo Rio da Prata e possui certificação internacional Climate Positive, que comprova saldo ambiental positivo na conservação de carbono.

Três décadas dedicadas ao mundo submerso

Em 2026, Ruver Bandeira completa 30 anos de carreira. O início da trajetória aconteceu após um batismo de mergulho em Fernando de Noronha, em 1996. “Quando conheci o mergulho, me apaixonei pelo mundo submerso. Aquela beleza toda eu queria compartilhar com a família e os amigos, e foi assim que surgiu a ideia de registrar o que eu via debaixo d’água”, relembra.

Ao longo da carreira, o fotógrafo já soma dezenas de premiações nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais nomes da fotografia subaquática brasileira.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress