Evento em Campo Grande apresentou resultados de 2025, metas para 2026 e destacou o avanço do programa Cidade Empreendedora nos municípios sul-mato-grossenses
Anderson Viegas

Com os pequenos negócios representando 89% das empresas ativas em Mato Grosso do Sul, o fortalecimento do empreendedorismo foi o foco da terceira edição do MS Empreende Mais, realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (2), na sede da instituição, em Campo Grande, reunindo lideranças públicas, representantes do setor produtivo e instituições parceiras para apresentar resultados de 2025 e alinhar estratégias para 2026.
Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou que o desenvolvimento econômico depende da combinação entre o espírito empreendedor e uma gestão pública eficiente. Segundo ele, o programa Cidade Empreendedora vai além do apoio aos pequenos negócios ao atuar diretamente na modernização das prefeituras.
“O resultado da prosperidade vem da soma do empreendedor que investe, gera empregos, com um ambiente de negócios favorável criado pelo poder público. O Cidade Empreendedora entra nas prefeituras, orienta servidores, melhora modelos de gestão e governança. Criamos uma cultura de desenvolvimento que chega inclusive aos municípios com menor IDH, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades”, afirmou o governador.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou a solidez da parceria institucional e o plano de expansão das ações para o próximo ano.“Temos um ambiente forte, com governo e instituições atuando de forma integrada. Em 2026, nossa meta é atender mais de 130 mil empresas. O Cidade Empreendedora traduz essa visão municipalista, levando consultoria, ferramentas de gestão e melhorias no ambiente de negócios diretamente aos municípios, inclusive fortalecendo o poder de compra das prefeituras para gerar oportunidades aos pequenos empreendedores”, pontuou.
Representando os municípios, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, destacou os impactos diretos da parceria no desenvolvimento local.“A nossa fala é de gratidão. O Sebrae/MS tem sido fundamental para o crescimento dos municípios. A gestão pública precisa olhar para o futuro, e o Cidade Empreendedora é um exemplo de programa que envolve gestores e empreendedores no desenvolvimento municipal. É por isso que Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional”, afirmou.

Já o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Mauricio Saito, ressaltou o alinhamento entre setor público e iniciativa privada como motor da economia estadual.“Temos um ambiente institucional que reúne federações, associações, setor produtivo e instituições financeiras, tudo em sintonia com o poder público. Esse alinhamento faz de Mato Grosso do Sul um dos estados que mais recebe investimentos na indústria de transformação. Os micro e pequenos negócios representam quase 90% dos empreendimentos e são os que mais geram empregos, além de se beneficiarem diretamente da chegada dos grandes investimentos”, destacou.
O MS Empreende Mais consolidou, mais uma vez, o papel estratégico da parceria entre Sebrae/MS, Governo do Estado e municípios na construção de um ambiente de negócios mais competitivo, inclusivo e sustentável em Mato Grosso do Sul, com foco direto na geração de renda, empregos e desenvolvimento regional.





