20/01/2026 21:31

20/01/2026 21:31

Abertura de empresas bate recorde em MS e pequenos negócios lideram novas formalizações

Somente nos primeiros 15 dias de 2026, mais de 3 mil empresas foram abertas no estado, com predominância de microempreendedores individuais.

Da Redação

Sebrae/MS, em Campo Grande, é um dos pontos de atendimento gratuito para empreendedores que buscam formalizar seus negócios. (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

Com a economia em expansão, Mato Grosso do Sul registra crescimento contínuo na abertura de empresas de todos os portes. Dados da Receita Federal mostram que, em 2025, foram formalizados 69.387 novos empreendimentos no estado, o maior volume do período entre 2021 e 2025, representando aumento de 31% em relação a 2021. Ao longo desses cinco anos, os pequenos negócios responderam pela maior parte das formalizações, com participação variando entre 84% e 96% do total anual.

O ritmo de crescimento se manteve em 2026. Apenas nos primeiros 15 dias do ano, 3.100 empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, sendo 98% classificadas como pequenos negócios. A formalização como Microempreendedor Individual (MEI) liderou os registros, representando 87% do total. Para quem deseja empreender, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS) oferece atendimento gratuito em todo o estado.

Na sede da instituição, em Campo Grande, um dos empresários que buscou apoio foi Antoniel Gonçalves de Souza, de 38 anos. Ele decidiu se formalizar como MEI no início do ano, visando estruturar o negócio e ampliar oportunidades futuras. “Estou começando como MEI, mas futuramente vou migrar para Microempresa, porque quero crescer e ampliar a minha oportunidade de ganhos”, afirmou.

O MEI é o tipo de formalização mais procurado por contar com processo simplificado e gratuito, destinado a empreendedores com faturamento anual de até R$ 81 mil. Antoniel já atuava na área de manutenção de computadores e destacou que o contato com o Sebrae foi decisivo para compreender a importância da formalização. “Já participei de vários cursos no Sebrae e minhas expectativas para 2026 são de que será o melhor ano da minha vida, de reconstrução, empreendimento e de que meu serviço possa agregar valor aos meus clientes”, declarou.

Outro exemplo é o de Gabriel Bonifácio dos Santos, de 19 anos, professor de música, que também iniciou 2026 buscando a formalização. “Tenho otimismo para as conquistas desse ano porque me tornei professor de música e a formalização me trouxe segurança e mais profissionalismo”, relatou.

Para orientar novos empreendedores, o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, ressalta que o planejamento é essencial antes da abertura de uma empresa. “Muito além do desejo de empreender, é necessário organização. O planejamento é o primeiro passo, com definição de propósito, preparação financeira e estruturação da ideia de negócio”, explicou.

Segundo ele, a formalização é fundamental para profissionalizar a atividade e garantir acesso a benefícios. “Formalizar a empresa permite mais credibilidade no mercado, acesso a tributação simplificada e benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-maternidade”, destacou Carlos Henrique.

O Sebrae/MS oferece soluções para apoiar empreendedores desde a abertura até a ampliação dos negócios. Em Campo Grande, o atendimento ocorre na sede da instituição, na avenida Mato Grosso, nº 1661, e na unidade Sebrae Parati/Aero Rancho, na rua da Divisão, nº 545. No interior, há unidades regionais em Bonito, Dourados, Coxim, Três Lagoas e no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, além de 70 Salas do Empreendedor e seis pontos Parceiro Sebrae distribuídos pelo estado.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress