19/12/2025 19:12

19/12/2025 19:12

MS Pró-Catadores supera metas de 2025 e amplia renda e organização de cooperativas em Mato Grosso do Sul

Projeto do Sebrae/MS atendeu 181 catadores em dez municípios, fortaleceu parcerias com prefeituras e impulsionou a economia circular no estado.

Da Redação

Projeto MS Pró-Catadores fortalece cooperativas e amplia a renda de catadores em municípios de Mato Grosso do Sul. (Foto: Sebrae/MS/Divulgação).

O Projeto MS Pró-Catadores, do Sebrae/MS, executado por meio do programa Sebrae Plural, superou as metas estabelecidas para 2025 ao promover a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis em dez municípios de Mato Grosso do Sul. A iniciativa fortaleceu cooperativas e associações, ampliou a renda dos trabalhadores e consolidou parcerias com prefeituras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a gestão adequada dos resíduos sólidos.

De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, o projeto possibilitou avanços na integração entre os agentes envolvidos, com melhorias tanto na gestão administrativa quanto na infraestrutura das organizações atendidas. Segundo ele, as capacitações realizadas por meio de consultorias reconheceram o papel empreendedor de catadores e catadoras na economia circular.

“Em todo o ciclo, esteve presente o compromisso com o desenvolvimento humano, a inclusão produtiva e a transformação de realidades por meio do empreendedorismo. Por isso, aplicamos as consultorias conforme o plano de ação de cada cooperativa e associação, seguindo a metodologia da cadeia da reciclagem, que abrange diferentes dimensões, como legalização, gestão administrativa, produção e segurança, coleta seletiva, infraestrutura, além de relacionamentos e parcerias”, detalha Jorge.

Ao todo, o MS Pró-Catadores atendeu dez organizações localizadas nos municípios de Alcinópolis, Amambai, Brasilândia, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas e Três Lagoas. Do total, sete são cooperativas e três associações de catadores de materiais recicláveis, todas acompanhadas com orientações técnicas e estratégicas do Sebrae/MS.

As metas definidas em fevereiro de 2025 previam o atendimento a 100 catadores, a formalização de cinco cooperativas e o aumento de 10% no faturamento e no índice de avaliação da organização das cooperativas participantes. Em dezembro, os resultados superaram as expectativas, com 181 catadores atendidos, acompanhamento de sete cooperativas e três associações, crescimento de 16,01% no faturamento e avanço de 22,49% no índice de organização.

Em Alcinópolis, o projeto fortaleceu a parceria institucional entre a prefeitura e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Alcinópolis. Segundo a superintendente de Estudos e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Lucilene Martins Oliveira Cruz, as orientações técnicas reforçaram a adoção de boas práticas e o planejamento coletivo. “Atuamos de forma contínua no fortalecimento da cooperativa, com foco em aprimorar as condições de trabalho da equipe, apoiar à gestão e promover campanhas permanentes de educação ambiental junto à população”, esclarece.

Para Cezar Henrique Amorim Rezende, auxiliar administrativo na Coopercal, os efeitos do projeto refletiram diretamente na rotina e na renda dos cooperados. “A nossa forma de trabalhar no administrativo e o trabalho em grupo dos cooperados melhorou bastante. Tivemos um aumento na renda e conseguimos enviar mais carga. Hoje, conseguimos participar de eventos que contribuem para a nossa valorização”, conclui ele, ao citar encontros e fóruns de sustentabilidade.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress