05/12/2025 06:58

05/12/2025 06:58

Fiems reforça agenda internacional e busca ampliar oportunidades para a indústria de MS em missão na Itália

Encontro com o presidente da Confindustria debateu acordo Mercosul–União Europeia e abriu novas frentes para diversificação produtiva e expansão das exportações.

Da Redação.

Delegação de Mato Grosso do Sul durante agenda com representantes da Confindustria, na Itália. (Foto: Fiems/Divulgação).

A Fiems intensificou, nesta segunda-feira (24/11), as ações de aproximação internacional ao participar de uma agenda com o presidente da Confindustria, a Confederação da Indústria Italiana, Marco Nocivelli. O vice-presidente da federação, Luiz Carlos Crosara Júnior, representou a indústria sul-mato-grossense no encontro, que destacou a relevância do acordo Mercosul–União Europeia e reforçou a busca por novas oportunidades para Mato Grosso do Sul.

Segundo Crosara Júnior, a assinatura do acordo é decisiva para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Europa. Ele afirmou que a ampliação da competitividade entre as indústrias dos dois blocos abre caminhos para ampliar mercados e gerar oportunidades. Para o dirigente, a colaboração internacional e a abertura de novos destinos são essenciais para o avanço econômico em ambos os lados do Atlântico.

Além das discussões sobre o acordo, a missão também tem como foco ampliar os laços comerciais entre Mato Grosso do Sul e a Itália. De acordo com a Fiems, a estratégia reforça o posicionamento do estado em cadeias de valor mais sofisticadas e cria condições para diversificar a pauta produtiva, ampliando as rotas de exportação das indústrias locais.

Um levantamento do Observatório da Indústria da Fiems mostra que, nos últimos três anos, o comércio bilateral entre Mato Grosso do Sul e Itália avançou de forma assimétrica. As exportações do estado cresceram 49 por cento, passando de 188 milhões de dólares em 2022 para 280,4 milhões de dólares em 2024, com alta de 100 por cento na comparação com 2023. Já as vendas italianas para o estado recuaram 24 por cento no mesmo período, caindo de 10,7 milhões de dólares em 2022 para 8,1 milhões de dólares em 2024, uma redução de 31 por cento em relação ao ano anterior.

Conforme o levantamento, em 2024 a Itália respondeu por 24,6 por cento de tudo o que Mato Grosso do Sul exportou para a União Europeia. No sentido inverso, o país representou 5,5 por cento das importações estaduais vindas do bloco.

A Fiems afirmou que a missão reforça o compromisso de inserir a indústria sul-mato-grossense em novos ambientes competitivos, ampliando parcerias internacionais e fortalecendo o papel do estado no comércio exterior.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress