19/10/2025 19:27

19/10/2025 19:27

Corumbá teve prejuízos com a chuva e continua com ‘aviso de tempestade severa’ para este domingo, segundo o Inmet

(Corpo de Bombeiros de Corumbá/Divulgação)

O acumulado de chuva na área urbana de Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, resultou em muitos estragos na cidade. Até o momento, o balanço preliminar da instabilidade climática apontou 21,2 mm na região central e 24,4 mm na parte alta da cidade. Neste domingo (19), a Defesa Civil local ainda alerta para mais uma “tempestade severa”.

Os primeiros chamados, conforme o Corpo de Bombeiros do município, foram de quedas de árvores sobre residências nos bairros Nova Corumbá e Vila Guarani. O 3º Grupamento de Bombeiros Militar atuou prontamente na eliminação dos riscos. Lonas também foram fornecidas pela Defesa Civil para cobertura de telhados danificados.

No Colégio Santa Tereza, por exemplo, equipes registraram o colapso parcial da estrutura da quadra sobre um veículo. Sem vítimas, apenas danos materiais.

Já na área rural ocorreram os seguintes registros: Quatro residências afetas por rajadas de vento em Paraguai Mirim, com desabrigo de 4 adultos (1 gestante), 7 crianças e 3 idosas; uma residência afetada na região do Castelo, com 2 adultos e 1 criança) e destelhamento na Escola Jatobazinho.

No relatório, os militares falam ainda sobre quedas de árvores sobre residências nos bairros Nova Corumbá e Vila Guarani. Na ocasião, o 3º Grupamento de Bombeiros Militar atuou prontamente na eliminação dos riscos e a Defesa Civil forneceu lonas para cobertura de telhados danificados.

Confira a nota do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia):

“O município está sob Aviso de Tempestade Severa do INMET até as 13h deste domingo. Nossas equipes seguem em campo monitorando os pontos de risco e atendendo às ocorrências. Pedimos que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue sob árvores nem estacione próximo a torres de transmissão ou placas. Se possível, desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, evitem usar equipamentos conectados à tomada e, em áreas sujeitas a enxurradas, protejam documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em locais elevados. Diante de qualquer situação de perigo, procurem abrigo e evitem permanecer ao ar livre. Para emergências, acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199, e acompanhem apenas os canais oficiais para novas informações.” — Capitão Silvanei, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá.

Já a Prefeitura de Corumbá, por meio da Defesa Civil Municipal, diz que mantém o acompanhamento das ocorrências, realiza o levantamento de danos e articula com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social as melhores medidas para amparo às famílias afetadas neste momento de fragilidade. As atualizações oficiais serão divulgadas nos canais da Prefeitura e da Defesa Civil Municipal de Corumbá.


Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress