13/07/2025 12:53

15º WSSO da ABM registra recorde de público e expositores

Evento contou com crescimento na participação feminina em liderança no setor de segurança industrial.

Da Redação

Evento reuniu mais de 680 profissionais e 21 empresas expositoras (Foto: Divulgação/ABM).

A 15ª edição do Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos (WSSO), evento da indústria de base promovido pela ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), encerrou com registro de alta participação e aumento no número de empresas expositoras. O evento ocorreu entre 11 e 12 de junho em Ipatinga, Minas Gerais, e reuniu mais de 680 profissionais e 21 empresas expositoras.

A programação da edição de 2025 abordou temas como a cultura de segurança, gestão de riscos psicossociais e práticas sustentáveis em operações industriais. A abertura oficial, realizada no Centro Cultural Usiminas, contou com a presença de representantes de empresas, autoridades e especialistas do setor.

Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente-executivo da ABM, mencionou a evolução do evento desde sua criação. “Se verificarmos, na primeira edição do evento, tínhamos apenas 15 pessoas, e foi uma proposta da regional do Vale do Aço. No ano passado colocamos um objetivo de chegar a 700 pessoas, e este ano chegamos muito próximo, o que nos leva a crer que no próximo teremos ainda mais participantes. Os conteúdos, informações, painéis e mesas-redondas são excepcionais. São aprendizados que, no dia a dia das empresas, fazem muita diferença. Confiamos muito nisso.”

A agenda do workshop incluiu quatro painéis e seis mesas-redondas, cobrindo tópicos como liderança e segurança, riscos psicossociais, ESG, segurança de processos (SEPRO) e desempenho humano em organizações. O evento contou com 28 palestrantes convidados, das quais 9 eram mulheres.

Matheus Alexandre, coordenador da comissão organizadora do 15º WSSO e diretor ABM regional Vale do Aço, comentou sobre este dado. “Esse dado reforça um movimento que precisa ser contínuo: mais mulheres compartilhando conhecimento e liderando reflexões técnicas. Superamos os números do ano passado, e isso deve ser celebrado.”

Em 10 de junho, o evento ofereceu quatro minicursos com duração de 4h30 cada, sediados na FIEMG, em Ipatinga. As atividades abordaram riscos psicossociais, resposta a emergências químicas, proteção contra quedas e introdução ao HOP (Desempenho Humano e Organizacional). Os minicursos reuniram 325 participantes, com a totalidade das vagas preenchidas.

A cerimônia de encerramento incluiu depoimentos de participantes. A 15ª edição também registrou um aumento de 21% no número de empresas patrocinadoras, totalizando 29 organizações de apoio. “Saímos daqui melhores do que chegamos. Dois dias foram poucos para tanta troca”, concluiu Matheus Alexandre.

Compartilhe:

Útimas notícias

plugins premium WordPress